DSpace/Manakin Repository

A percepção de professores acerca da prática educativa, à luz da perspectiva pedagógica freiana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys em Livramento-PB em questão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3376890159527845 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.silva5
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar nas práticas educativas de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys do município de livramento PB, elementos indicadores da pedagogia freiriana, destacando a pertinência dessa perspectiva no contexto escolar deste município. Para isso foi feito uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio da utilização da técnica da entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram professores da referida escola. Com relação à fundamentação teórica, o nosso trabalho se apoiou na obra de Paulo Freire, principalmente, com destaque para o seu livro “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Como resultados, percebemos que a visão que os sujeitos desta pesquisa tem sobre as práticas educativas apresenta alguns traços da teoria freiriana, como a busca de metodologia adequada para o ensino, considerando às necessidades dos alunos; a valorização da formação para atuar de forma mais qualificada e consequente; o conhecimento sobre o perfil dos alunos; um olhar crítico sobre o currículo. Mas, percebemos alguns posicionamentos esvaziados de sentido político-pedagógico a respeito do que se pensa sobre a prática educativa, sem um mínimo de aprofundamento, passando uma impressão de falta de conhecimento sobre essa questão, assim como sobre a contribuição que a obra de Freire pode oferecer para o campo da educação. Percebemos que a obra de Freire poderia ser melhor divulgada e fazer parte da formação de professores, já que a sua obra tem muito a oferecer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A percepção de professores acerca da prática educativa, à luz da perspectiva pedagógica freiana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys em Livramento-PB em questão. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5264
dc.date.accessioned 2019-08-01T14:28:29Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T14:28:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Docente - Professor pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teacher - Teacher pt_BR
dc.subject Freirean Pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogia Freiriana pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Katiany.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' perception about educational practice, in the light of Freiana's pedagogical perspective: João Lelys State School of Elementary and High School in Livramento-PB in question. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Katiany da. A percepção de professores acerca da prática educativa, à luz da perspectiva pedagógica freiana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys em Livramento-PB em questão. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5264 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajotiene como objetivo identificar y analizarenlas prácticas educativas de profesores de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys, do municipio de Livramento –PB, elementos indicadores de lapedagogía Freiriana, destacando larelevancia de esta perspectiva enel contexto escolar de este municipio. Para eso se hizo una aproximación cualitativa a través del uso de la técnica de la entrevista. Los sujetos de la investigación fueron profesores de la mencionada escuela. En cuanto a la fundamentación teórica, nuestro trabajo se basó en la obra de Paulo Freire, principalmente, centrándose en su libro "Pedagogía de la autonomía: conocimientos necesarios para la práctica educativa." Como resultado, percibimos que la visión que los sujetos de esta investigación tiene sobre las prácticas educativas presenta algunos rasgos de la teoría Freiriana, como la búsqueda de metodología adecuada para la enseñanza, considerando las necesidades de los alumnos; la valorización de la formación para actuar de forma más cualificada y consecuente; el conocimiento sobre el perfil de los estudiantes; una mirada crítica sobre el currículo. Pero, percibimos algunos posiciones vacías de sentido político-pedagógico a respecto de lo que piensa de la práctica educativa, sin un mínimo de profundidad, pasando una impresión de falta de conocimiento sobre esa cuestión, así como sobre la contribución que la obra de Freire puede ofrecer para el campo de la educación. Percibimos que la obra de Freire podría ser mejor divulgada y hacer parte de la formación de profesores, ya que su obra tiene mucho a ofrecer. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta