dc.creator.ID |
COELHO, G. R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0112762054958020 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, A. S. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, José Sebastião. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ROCHA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3154991568312722 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso em uma empresa distribuidora de
alimentos da cidade de Esperança - PB, e tem como Objetivo Geral: Identificar oportunidade
de melhorias no planejamento de rotas da empresa Paraíba Distribuidora através da aplicação
do método de Clarke e Wright (1963). O método escolhido baseia-se na economia de ganhos,
e tem como objetivo minimizar a distância total percorrida por todos os veículos de cargas de
uma empresa. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Campina Grande - PB, um importante
mercado atendido pela Paraíba Distribuidora (nome fictício), onde foi aplicado um roteiro de
entrevista para a coleta dos dados primários visando: a caracterização da empresa, identificar
os principais problemas da logística de entrega enfrentados, e também a localização dos
clientes na cidade em estudo; Para viabilizar essa aplicação, a cidade de Campina Grande foi
dividida em cinco zonas geográficas, sendo gerado um roteiro de entrega para cada zona, que
contemplou um grupo de 20 clientes (amostra não probabilística, aleatória, definida pela
proximidade geográfica). Os roteiros obtidos com a aplicação do método foram apresentados
ao diretor da empresa para sua avaliação. Confrontando os resultados obtidos e a avaliação do
gestor foi possível concluir que as rotas propostas pelo Método podem levar a um
aperfeiçoamento das atividades logísticas da empresa, por ser flexível e de simples aplicação,
não necessitando de investimentos adicionais, podendo auxiliar na solução da variabilidade do
tempo de entregas, um dos problemas apontado pela empresa no roteiro de entrevista. Assim,
o trabalho demonstra a viabilidade da aplicação do método para a situação apresentada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The present work is characterized as a study case in a food distribution company located at the
city of Esperança-PB, and the general goal is to identify improvement opportunities at the
Paraiba Distribuidora company’s route planning by applying Clarke’s and Wright`s
method (1963); The chosen method is based on the profit gain model, and it aims to minimize
the total travelled distance by all the company’s vehicles. The research developed at Campina
Grande city – PB, an important food market attended by Paraiba Distributora (fictitious
name), where it was applied an interview for primary data gathering, such as:
characterization of the company, identify mainly faced delivery logistics issues , in addition
to the customers’ city location; To achieve this, the city of Campina Grande was divided
into five geographical areas, generating a route that included a group of 20 clients (non-
probability, nor random sample, defined by geographic proximity). The routes
obtained by the method application were presented for the Company Director
assessment. Confronting the results obtained and the Manager's assessment it was possible to
conclude that the method is an improvement of the Company’s logistic activities for its
flexibility and simple application, not requiring any additional investment, and may assisting
for a delivery time variability solution, one of the problems pointes out by the company in the
interview script. Thus, the work demonstrates the feasibility of applying the method to the
situation presented. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T14:31:16Z |
|
dc.date.available |
2016 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T14:31:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de transporte |
pt_BR |
dc.subject |
Roteamento de veículos |
pt_BR |
dc.subject |
Método Clarke e Wright (1963) |
pt_BR |
dc.subject |
Transportation management |
pt_BR |
dc.subject |
Vehicle routing problem |
pt_BR |
dc.subject |
Method Clarke and Wright (1963) |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COELHO, Gabriela Ribeiro Motta. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Route planning of a food distribution company through the Clarke and Wright heuristic (1963). |
|
dc.identifier.citation |
COELHO, Gabriela Ribeiro Motta. Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963). 2016. 66 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidade, Universidade Federal de Campina Grande – Paraiba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265 |
pt_BR |