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Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963).

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dc.creator.ID COELHO, G. R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0112762054958020 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, A. S. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.contributor.referee2 ROCHA, José Sebastião.
dc.contributor.referee2ID ROCHA, J. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3154991568312722 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso em uma empresa distribuidora de alimentos da cidade de Esperança - PB, e tem como Objetivo Geral: Identificar oportunidade de melhorias no planejamento de rotas da empresa Paraíba Distribuidora através da aplicação do método de Clarke e Wright (1963). O método escolhido baseia-se na economia de ganhos, e tem como objetivo minimizar a distância total percorrida por todos os veículos de cargas de uma empresa. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Campina Grande - PB, um importante mercado atendido pela Paraíba Distribuidora (nome fictício), onde foi aplicado um roteiro de entrevista para a coleta dos dados primários visando: a caracterização da empresa, identificar os principais problemas da logística de entrega enfrentados, e também a localização dos clientes na cidade em estudo; Para viabilizar essa aplicação, a cidade de Campina Grande foi dividida em cinco zonas geográficas, sendo gerado um roteiro de entrega para cada zona, que contemplou um grupo de 20 clientes (amostra não probabilística, aleatória, definida pela proximidade geográfica). Os roteiros obtidos com a aplicação do método foram apresentados ao diretor da empresa para sua avaliação. Confrontando os resultados obtidos e a avaliação do gestor foi possível concluir que as rotas propostas pelo Método podem levar a um aperfeiçoamento das atividades logísticas da empresa, por ser flexível e de simples aplicação, não necessitando de investimentos adicionais, podendo auxiliar na solução da variabilidade do tempo de entregas, um dos problemas apontado pela empresa no roteiro de entrevista. Assim, o trabalho demonstra a viabilidade da aplicação do método para a situação apresentada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963). pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The present work is characterized as a study case in a food distribution company located at the city of Esperança-PB, and the general goal is to identify improvement opportunities at the Paraiba Distribuidora company’s route planning by applying Clarke’s and Wright`s method (1963); The chosen method is based on the profit gain model, and it aims to minimize the total travelled distance by all the company’s vehicles. The research developed at Campina Grande city – PB, an important food market attended by Paraiba Distributora (fictitious name), where it was applied an interview for primary data gathering, such as: characterization of the company, identify mainly faced delivery logistics issues , in addition to the customers’ city location; To achieve this, the city of Campina Grande was divided into five geographical areas, generating a route that included a group of 20 clients (non- probability, nor random sample, defined by geographic proximity). The routes obtained by the method application were presented for the Company Director assessment. Confronting the results obtained and the Manager's assessment it was possible to conclude that the method is an improvement of the Company’s logistic activities for its flexibility and simple application, not requiring any additional investment, and may assisting for a delivery time variability solution, one of the problems pointes out by the company in the interview script. Thus, the work demonstrates the feasibility of applying the method to the situation presented. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265
dc.date.accessioned 2019-08-01T14:31:16Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2019-08-01T14:31:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão de transporte pt_BR
dc.subject Roteamento de veículos pt_BR
dc.subject Método Clarke e Wright (1963) pt_BR
dc.subject Transportation management pt_BR
dc.subject Vehicle routing problem pt_BR
dc.subject Method Clarke and Wright (1963) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COELHO, Gabriela Ribeiro Motta.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Route planning of a food distribution company through the Clarke and Wright heuristic (1963).
dc.identifier.citation COELHO, Gabriela Ribeiro Motta. Planejamento de rotas de uma empresa distribuidora de alimentos através da heurística de Clarke e Wright (1963). 2016. 66 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidade, Universidade Federal de Campina Grande – Paraiba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5265 pt_BR


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