SOUZA, W. B.; http://lattes.cnpq.br/8370207454216199; SOUZA, Wilza Borges de.
Resumen:
O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola.