DSpace/Manakin Repository

Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, W. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8370207454216199 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/325565835692342 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wallace Ferreira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.souza
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-01
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268
dc.date.accessioned 2019-08-01T14:39:24Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T14:39:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino integral pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Integral education   pt_BR
dc.subject Curriculum   pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Wilza Borges de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between teaching and students: experiences, looks and perceptions of ProEMI at Senador José Gaudêncio State School in Serra Branca - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Wilza Borges de. Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta