DSpace/Manakin Repository

O desafio da inclusão dos alunos surdos na escola municipal: um estudo crítico da realidade da educação inclusiva em Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4203326064492494 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALENCAR, Joyce Gomes.
dc.contributor.advisor1ID ALENCAR, J. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1616103723849559 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.silva3
dc.description.resumo Investiga a evolução dos alunos surdos que são incluídos na escola Municipal Presidente Vargas na cidade de Sumé-PB, uma escola que deveria estar preparada para receber alunos surdos do município. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação, o caderno de campo e a entrevista semi estruturada com os docentes surdos, os ouvintes e a diretora. O objetivo visa investigar como se dá o processo de ensino- aprendizagem de alunos surdos incluídos no sistema Municipal de Ensino em Sumé. Para tanto, busaca-se analisar como acontece o ensino na escola Municipal onde acontece a inclusão, como é a relação aluno surdo e professor nesse processo inclusivo, verificar como os professores aplicam a metodologia na sala inclusiva e identificar como os alunos são avaliados nesse processo de inclusão. Os resultados nos mostram que a escola Municipal Presidente Vargas não está preparada para receber alunos surdos, pois falta qualificação das pessoas que fazem parte da instituição. Os docentes têm o direito de aprender, ter educação frequentar a escola para que haja o desenvolvimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O desafio da inclusão dos alunos surdos na escola municipal: um estudo crítico da realidade da educação inclusiva em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-03
dc.description.abstract It investigates the evolution of deaf students who are included in the Presidente Vargas Municipal School in the city of Sumé-PB, a school that should be prepared to receive deaf students from the municipality. This research is of qualitative approach. The instruments used for data collection were observation, field notebook and semi-structured interview with deaf teachers, listeners and the principal. The objective is to investigate how is the process of teaching and learning of deaf students included in the Municipal System of Education in Sumé. To this end, we seek to analyze how teaching happens in the Municipal School where inclusion happens, how is the relationship deaf student and teacher in this inclusive process, to verify how teachers apply the methodology in the inclusive room and identify how students are evaluated in this process. of inclusion. The results show us that the Presidente Vargas Municipal School is not prepared to receive deaf students, because there is a lack of qualification of the people who are part of the institution. Teachers have the right to learn, to have education, to attend school for development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5270
dc.date.accessioned 2019-08-01T14:57:44Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T14:57:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação-Ensino pt_BR
dc.subject Grupos especiais de pessoas-surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Education-Teaching pt_BR
dc.subject Special groups of deaf people pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lucinéa Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenge of including deaf students in the municipal school: a critical study of the reality of inclusive education in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lucinéia Alves da. O desafio da inclusão dos alunos surdos na escola municipal: um estudo crítico da realidade da educação inclusiva em Sumé-PB. 2016. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5270 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta