DSpace/Manakin Repository

Práticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTANA, K. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OURIQUES, Raquel Andrade Barros.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID OURIQUES, R. A. B pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0444852262807091 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Maria Aldano de França.
dc.contributor.referee2ID FERNANDES, M. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 pt_BR
dc.description.resumo A Inteligência Competitiva é uma ferramenta oportuna que pode auxiliar na previsão de longo prazo, fundamental a sobrevivência e competitividade de uma empresa. Segundo Valentim et al (2003), a IC se trata de um processo pelo qual o ambiente externo e interno da empresa é analisado, identificando riscos e oportunidades no meio em que está inserida e definir estratégias de ação para que a empresa se torne competitiva no mercado. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação dos princípios de Inteligência Competitiva nos supermercados da cidade de Queimadas, PB. Encontra justificativa em que a IC possibilita uma maior segurança nas ações tomadas pela empresa, pelo fato de permitir um maior conhecimento sobre o setor que atua. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva, utilizando como técnica um estudo de caso em supermercados de Queimadas, com 3 (três) empresas. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário estruturado. Na análise de resultados foi possível verificar que as empresas estudadas possuem um escasso conhecimento sobre as práticas de IC, além de pouco utilizá- las ainda que informalmente. Apesar de sofrer com a concorrência, não possuem ferramentas que as tornem competitivas no mercado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Práticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The Competitive Intelligence is a timely tool that can assist at forecasting in a long- term, fundamental to the survival and competitiveness of a company. According to Valentine et al (2003), the CI it is a process by which the external and internal environment of the company is analyzed, identifying risks and opportunities in the ambience in where it inserted and defining action strategies for the company to become competitive in the Marketplace. This study aims to analyze the practice of the principles of Competitive Intelligence in supermarkets in the city of Queimadas, PB. Is justified in the CI because they provide a greater security in the actions taken by the company, by the fact of allow greater knowledge of the sector which it operates. About the methodology, the research is characterized as quantitative descriptive, using as technique a case study in supermarket from Queimadas, with three (3) companies. The data collection was done from the application of a structured questionnaire. The results of analysis we found that the companies studied have little knowledge about CI practices, besides little using them, even if informally. Despite suffering with the competition, it does not have tools that make them competitive in the market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273
dc.date.accessioned 2019-08-01T15:15:07Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2019-08-01T15:15:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inteligência competitiva pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Tomada de decisões pt_BR
dc.subject Competitive intelligence pt_BR
dc.subject Competitiveness pt_BR
dc.subject Decision-making pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Katyelle Cardoso.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competitive intelligence practices in Queimadas supermarket - PB.
dc.identifier.citation SANTANA, Katyelle Cardoso. Práticas de Inteligência Competitiva em Supermercados da cidade de Queimadas – PB. 2016. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta