dc.creator.ID |
SANTANA, K. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OURIQUES, Raquel Andrade Barros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OURIQUES, R. A. B |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0444852262807091 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Maria Aldano de França. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERNANDES, M. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Inteligência Competitiva é uma ferramenta oportuna que pode auxiliar na previsão
de longo prazo, fundamental a sobrevivência e competitividade de uma empresa. Segundo
Valentim et al (2003), a IC se trata de um processo pelo qual o ambiente externo e interno da
empresa é analisado, identificando riscos e oportunidades no meio em que está inserida e
definir estratégias de ação para que a empresa se torne competitiva no mercado. Este trabalho
teve como objetivo geral analisar a aplicação dos princípios de Inteligência Competitiva nos
supermercados da cidade de Queimadas, PB. Encontra justificativa em que a IC possibilita
uma maior segurança nas ações tomadas pela empresa, pelo fato de permitir um maior
conhecimento sobre o setor que atua. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada como
quantitativa descritiva, utilizando como técnica um estudo de caso em supermercados de
Queimadas, com 3 (três) empresas. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um
questionário estruturado. Na análise de resultados foi possível verificar que as empresas
estudadas possuem um escasso conhecimento sobre as práticas de IC, além de pouco utilizá-
las ainda que informalmente. Apesar de sofrer com a concorrência, não possuem ferramentas
que as tornem competitivas no mercado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The Competitive Intelligence is a timely tool that can assist at forecasting in a long-
term, fundamental to the survival and competitiveness of a company. According to Valentine
et al (2003), the CI it is a process by which the external and internal environment of the
company is analyzed, identifying risks and opportunities in the ambience in where it inserted
and defining action strategies for the company to become competitive in the Marketplace.
This study aims to analyze the practice of the principles of Competitive Intelligence in
supermarkets in the city of Queimadas, PB. Is justified in the CI because they provide a
greater security in the actions taken by the company, by the fact of allow greater knowledge
of the sector which it operates. About the methodology, the research is characterized as
quantitative descriptive, using as technique a case study in supermarket from Queimadas, with
three (3) companies. The data collection was done from the application of a structured
questionnaire. The results of analysis we found that the companies studied have little
knowledge about CI practices, besides little using them, even if informally. Despite suffering
with the competition, it does not have tools that make them competitive in the market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T15:15:07Z |
|
dc.date.available |
2016 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T15:15:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de decisões |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Decision-making |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Katyelle Cardoso. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competitive intelligence practices in Queimadas supermarket - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SANTANA, Katyelle Cardoso. Práticas de Inteligência Competitiva em Supermercados
da cidade de Queimadas – PB. 2016. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273 |
pt_BR |