DSpace/Manakin Repository

A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMORIM, R. R. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Josefa Denise de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim
dc.description.resumo As particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-20
dc.description.abstract The peculiarities of everyday life has required increasingly that technology is used in all aspects of human life. Thus, the sociology of education in Brazil is not far from this premise. Thus, the Information and Communication Technologies has been an important pedagogical tool in education. Therefore, this present study aimed to analyze the use of technological resources in the classroom, and assess if it happens a greater participation of students in sociology class when teachers make use of this feature. This research is descriptive with qualitative approach and using questionnaire technique applied among 46 students of 1st, 2nd and 3rd years of regular high school, and interview technique applied to two ministering teachers of sociology discipline of a public school in the city of Coxixola -PB. Theoretically this research is supported in Kenski ideas (2005) and Barbosa (2010) dealing with the Information and Communication Technologies in Education. And Costa (2005) and Barbosa (2012) about the emergence of sociology in Brazil. It is intended from this answer, what challenges experienced by high school sociology teachers to use information and communication technologies, as also occurs motivation in students in class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
dc.date.accessioned 2019-08-01T15:17:12Z
dc.date.available 2019-07-01
dc.date.available 2019-08-01T15:17:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of information and communication technologies in the teaching of sociology. pt_BR
dc.identifier.citation AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta