DSpace/Manakin Repository

Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E. P pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Claudia Gomes de.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Wanderberg Alves.
dc.contributor.referee2ID BRANDÃO, W. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3475303519498490 pt_BR
dc.description.resumo Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Over the years, the Internal Communication (IC) has been receiving increasing attention by managers of the companies. This enhancement results from the spread of the ideology that employees need to be properly informed about the goals of the organization, as well as everyday matters such that rumors are not disseminated. Enabling this process are those of communication tools, which act as catalysts in this process, allowing that there is a synergy intraorganizational. Thus, the present Supervised Intership Report has to analyze the IC processes in Social Service for Industry’s (SESI) institution, João Rique Ferreira (JRF), located in the city of Campina Grande - PB. To achieve this goal, the methods used to collect the data were participant observation, literature and exploratory research. Therefore, the exploratory phase of the research was based on Caleiras (2015) and Souza (2004) adapted models with a non-probabilistic convenience sampling, consisting of employees of the company under review. To collect data, questionnaires were answered in person, resulting in 47 respondents in total. Pursuant to, the results of this phase shows that the company study despite having different means of formal and informal communication, some employees do not feel fully informed about the organization of events, nor are used the tools and integration of actions in its entirety. Also were identified using fifteen internal communication tools. However, it is necessary to adopt new forms of more interactive communication and new practices, so it was suggested to "Fique por Dentro," the CAT João Rique Ferreira’s Blog, the campaign "Compartilhe" and the inclusion of the financial status customer in the Sustainability Report. Accordingly , it is concluded that the CAT JRF , need to place internal communication as one of its priorities , giving it a strategic status , so that the benefits from the improved flow of information will transpose the organization itself, generating reflections in the external and highlighting the company in the provision of services pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
dc.date.accessioned 2019-08-01T15:22:57Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2019-08-01T15:22:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunicação organizacional pt_BR
dc.subject Comunicação interna pt_BR
dc.subject Sistema FIEP pt_BR
dc.subject Organizational communication pt_BR
dc.subject Internal communication pt_BR
dc.subject SESI pt_BR
dc.subject FIEP system pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center.
dc.identifier.citation COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta