dc.creator.ID |
COSTA, L. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTI, E. P |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Claudia Gomes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FARIAS, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Wanderberg Alves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRANDÃO, W. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3475303519498490 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte
dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que
os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da
organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam
disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as
quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia
intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por
objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da
Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo,
os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa
bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada
com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não
probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a
coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47
respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo
apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não
se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco
utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram
identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se
necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por
isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha
“Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade.
Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma
de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da
melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos
no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Over the years, the Internal Communication (IC) has been receiving increasing attention by
managers of the companies. This enhancement results from the spread of the ideology that
employees need to be properly informed about the goals of the organization, as well as everyday
matters such that rumors are not disseminated. Enabling this process are those of
communication tools, which act as catalysts in this process, allowing that there is a synergy
intraorganizational. Thus, the present Supervised Intership Report has to analyze the IC
processes in Social Service for Industry’s (SESI) institution, João Rique Ferreira (JRF), located
in the city of Campina Grande - PB. To achieve this goal, the methods used to collect the data
were participant observation, literature and exploratory research. Therefore, the exploratory
phase of the research was based on Caleiras (2015) and Souza (2004) adapted models with a
non-probabilistic convenience sampling, consisting of employees of the company under review.
To collect data, questionnaires were answered in person, resulting in 47 respondents in total.
Pursuant to, the results of this phase shows that the company study despite having different
means of formal and informal communication, some employees do not feel fully informed about
the organization of events, nor are used the tools and integration of actions in its entirety. Also
were identified using fifteen internal communication tools. However, it is necessary to adopt
new forms of more interactive communication and new practices, so it was suggested to "Fique
por Dentro," the CAT João Rique Ferreira’s Blog, the campaign "Compartilhe" and the
inclusion of the financial status customer in the Sustainability Report.
Accordingly , it is concluded that the CAT JRF , need to place internal communication as one
of its priorities , giving it a strategic status , so that the benefits from the improved flow of
information will transpose the organization itself, generating reflections in the external and
highlighting the company in the provision of services |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T15:22:57Z |
|
dc.date.available |
2016 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T15:22:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação interna |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema FIEP |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational communication |
pt_BR |
dc.subject |
Internal communication |
pt_BR |
dc.subject |
SESI |
pt_BR |
dc.subject |
FIEP system |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center. |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
pt_BR |