DSpace/Manakin Repository

Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, M. V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, P. J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8405858467514427 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Erivan.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.goncalves
dc.description.resumo O presente estudo objetivou conhecer o contexto histórico e social dos alunos do Ensino Médio de uma escola do campo no cariri paraibano a fim de identificar a influência da dança no contexto escolar. No estudo de campo foram entrevistados alunos e ex-alunos de uma escola no município de São João do Cariri. Para tanto, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada para conhecer a opinião e inquietudes dos alunos das escolas do campo da região do cariri, e o que eles pensam sobre a prática da dança como componente integrador no ambiente escolar. Os resultados das entrevistas e observações foram categorizados a partir da Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir desta análise, percebeu-se que assim como na maioria das escolas, a dança não é um componente muito trabalhado, apesar dos alunos demonstrarem o interesse em aprender danças como o forró, a valsa e o break dance no ambiente escolar. Apesar de não ser um componente regular presente nas escolas da região do Cariri paraibano, seja por meio das aulas de Educação Física e/ou Artes, na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias, a Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos incentiva os alunos durante as apresentações culturais da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-10
dc.description.abstract The aim of this study is to learn about the historical and social context of high school students from a countryside school in the Cariri region of Paraíba in order to identify the influence of dance in the school context. In the field study, students and exstudents of a school in São João do Cariri city interviewed. For that, a semistructured interview script was applied in order to know the opinions and concerns of the students from the Countryside School.in the Cariri region, and what they think about the practice of dance as an integrating component in the school environment. Results from the interviews and observations were categorized from the Content Analysis proposed by Bardin. From this analysis, it was noticed that as in most schools, dancing is not a much-worked component, although students show an interest in learning dances such as, forró, waltz, and break dance in the school environment. Even though it is not a regular component presented in schools in the Cariri region of Paraíba, whether through Physical Education and/or Arts classes, in the field of Languages and Codes and its technologies, the Jornalista José Leal Ramos State School encourages students during the school's cultural presentations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280
dc.date.accessioned 2019-08-01T15:37:26Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T15:37:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dança e educação pt_BR
dc.subject Cultura corporal pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Dance and education pt_BR
dc.subject Body culture pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Country School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Maria Valdecia Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contents of body culture of movement: contextualizing dance in a rural school. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Maria Valdecia Batista. Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta