dc.creator.ID |
GONÇALVES, M. V. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, P. J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8405858467514427 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Erivan. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.goncalves |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo objetivou conhecer o contexto histórico e social dos alunos do
Ensino Médio de uma escola do campo no cariri paraibano a fim de identificar a
influência da dança no contexto escolar. No estudo de campo foram entrevistados
alunos e ex-alunos de uma escola no município de São João do Cariri. Para tanto,
foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada para conhecer a opinião e
inquietudes dos alunos das escolas do campo da região do cariri, e o que eles
pensam sobre a prática da dança como componente integrador no ambiente escolar.
Os resultados das entrevistas e observações foram categorizados a partir da Análise
de Conteúdo proposto por Bardin. A partir desta análise, percebeu-se que assim
como na maioria das escolas, a dança não é um componente muito trabalhado,
apesar dos alunos demonstrarem o interesse em aprender danças como o forró, a
valsa e o break dance no ambiente escolar. Apesar de não ser um componente
regular presente nas escolas da região do Cariri paraibano, seja por meio das aulas
de Educação Física e/ou Artes, na área de Linguagens e Códigos e suas
tecnologias, a Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos incentiva os alunos
durante as apresentações culturais da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-10 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this study is to learn about the historical and social context of high school
students from a countryside school in the Cariri region of Paraíba in order to identify
the influence of dance in the school context. In the field study, students and exstudents
of a school in São João do Cariri city interviewed. For that, a semistructured
interview script was applied in order to know the opinions and concerns of
the students from the Countryside School.in the Cariri region, and what they think
about the practice of dance as an integrating component in the school environment.
Results from the interviews and observations were categorized from the Content
Analysis proposed by Bardin. From this analysis, it was noticed that as in most
schools, dancing is not a much-worked component, although students show an
interest in learning dances such as, forró, waltz, and break dance in the school
environment. Even though it is not a regular component presented in schools in the
Cariri region of Paraíba, whether through Physical Education and/or Arts classes, in
the field of Languages and Codes and its technologies, the Jornalista José Leal
Ramos State School encourages students during the school's cultural presentations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T15:37:26Z |
|
dc.date.available |
2019-08-01 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T15:37:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Dança e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura corporal |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Dance and education |
pt_BR |
dc.subject |
Body culture |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
pt_BR |
dc.subject |
Country School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Maria Valdecia Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contents of body culture of movement: contextualizing dance in a rural school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Maria Valdecia Batista. Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280 |
pt_BR |