DSpace/Manakin Repository

Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEVES, M. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6478643492029730 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Ivan Fontes.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, I. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9939602818173202 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.neves
dc.description.resumo O presente trabalho investigou a causa de pessoas saírem da Escola para ingressar no mundo do trabalho, mais precisamente, no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano que tem se expandido nos últimos anos e chegou ao Cariri Paraibano. Nesse sentido, tencionei saber em que medida essa expansão tem alterado a configuração da escolarização do município de Coxixola e como tem se efetivado esses modos de atuação para a reprodução, que permeiam as práticas da relação trabalho-escola. Através duma abordagem exploratória, levantei dados primários, por meio de questionários preenchidos por trabalhadores do ramo da costura, que permitiram à pesquisa uma explanação do campo de estudo, vislumbrando a compreensão das relações de produção que tecem a vida escolar dos sujeitos advindos de camadas populares e qual sua relação com o mundo do trabalho. Ademais, ouvi esses agentes que por meio de suas vivências diárias narraram como se constrói diariamente esse aglomerado produtivo nos micro-espaços de trabalho, culminando numa lógica própria de atuação do Capital e de suas Instituições reprodutoras, sobretudo a Escola. A manutenção cíclica dos “herdeiros” se configura como ato primordial na consumação das reproduções societárias, cujas Instituições Educacionais manifestam expressamente espaços de aparelhamento dessa lógica. Assim sendo, busquei investigar como tem sido essa relação entre trabalho e educação na reprodução das desigualdades sociais, cujo resultado demonstrou a saída precoce em vista das necessidades que acompanha as classes populares, mantendo, dessa forma, uma atuação própria e recorrente de reproduções em sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-03
dc.description.abstract This study investigated the cause of people leaving the school to enter the world of work, more precisely, the Polo Agreste Pernambucano Clothing has expanded in recent years and reached the Cariri Paraibano. In this sense, I tensed know to what extent this expansion has changed the configuration of the school Coxixola municipality and how it has effected these modes of action for reproduction, that permeate the practices of work-school relationship. Through an exploratory approach, I raised primary data through questionnaires filled out by sewing branch workers, which enabled the search for an explanation of the field of study, glimpsing understanding of production relations that weave the school life of the subjects coming from popular classes and what their relationship to the world of work. Moreover, I heard these agents through their daily experiences narrated as if daily builds this production cluster in micro-spaces of work, culminating in a very logic of capital operations and their reproductive institutions, especially the school. Cyclical maintenance of "heirs" is configured as the primary act in the consummation of the corporate reproductions, whose educational institutions expressly manifest spaces rigging this logic. Therefore, I sought to investigate how has been the relationship between work and education in the reproduction of social inequality, the result showed the early exit in view of the needs that accompany the popular classes, keeping thus its own and recurrent activities of society reproductions . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283
dc.date.accessioned 2019-08-01T15:53:08Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T15:53:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - Escolarização pt_BR
dc.subject Trabalho – Ramo da costura pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Desigualdade social pt_BR
dc.subject Education - Schooling pt_BR
dc.subject Work - Sewing Branch pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Social inequality pt_BR
dc.subject Polo de confecções do Agreste de Pernambuco
dc.subject Agreste de Pernambuco - Polo de confecções
dc.subject Coxixola - PB - escolarização
dc.subject Feiras de sulanca
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEVES, Mesias Ramos de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The heirs of sewing: the reproductive logic of schooling through necessity. pt_BR
dc.identifier.citation NEVES, Mesias Ramos de Sousa. Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade. 2016. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta