DSpace/Manakin Repository

Métodos de avaliação a partir da ótica dos professores de sociologia no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2487038296150849 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Katia Carina Mesquita da Cruz.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.pereira
dc.description.resumo A avaliação é um procedimento indispensável para o processo de ensino- aprendizagem, tornando imensa a responsabilidade de quem avalia e crucial para o desenvolvimento de quem é avaliado. Este trabalho versa na proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino de Sociologia no Ensino Médio, mostrando como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de Sociologia na escola pública EEEFM Prof. José Gonçalves de Queiroz, e também como o aluno compreende o que é avaliação. A discursão aqui tratada permeia a ideia de que a avaliação na disciplina de Sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isso aperfeiçoar-se cada vez mais no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mensurar como está sendo desenvolvida a avaliação na supracitada escola, bem como atestar a compreensão dos alunos quanto a real objetividade da avaliação. Como técnica de pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada para os professores e questionários estruturados aplicados aos alunos. Por meio dessa pesquisa pode-se perceber que a avaliação, em específico, no Ensino da Sociologia, não é uma tarefa fácil, mediante ao pouco tempo que se é proposto para a disciplina e à falta de professores formados atuando na área. Dessa forma, fica explícito o grande desafio que o docente enfrenta na sua ação em meio ao processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Métodos de avaliação a partir da ótica dos professores de sociologia no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-02
dc.description.abstract Assessment is an essential procedure for the teaching-learning process, being a huge the responsibility for the one who evaluates and crucial to the development of whom is evaluated. This work approaches the proposal for discussing the learning evaluation in the Sociology teaching in high schools, revealing how the assessment has been treated by the Sociology teaching at the public school EEEFM Prof. José Gonçalves de Queiroz, and also how the students understand what evaluation is. The discussion in this work permeates the idea that the assessment in the Sociology subject should be constructed in a way that students could build their critical thought and could understand that the assessment of their learning is important in order to have their difficulties diagnosed and thereby they can increasingly improve their learning during the development of that school subject. Thus, this study aims to measure how it is being developed the assessment in the aforementioned school and certify the students' understanding about the real objectivity of the evaluation. As a research technique it was used a semi structured interview for teachers and structured questionnaires for students. Through this study, it could be noted that assessment, particularly in the Sociology teaching, is not an easy task due to the short time that is proposed for the subject and the lack of graduated teachers working in the area. Thus, it is explicit the big challenge that teachers face in their action at the process of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5285
dc.date.accessioned 2019-08-01T16:02:54Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T16:02:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Raniele.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment methods from the perspective of sociology teachers in high school. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Raniele. Métodos de avaliação a partir da ótica dos professores de sociologia no ensino médio. 2016. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5285 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta