dc.creator.ID |
VERAS, Q. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Antônio Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SIEBRA, S. S. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinicius Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A ciência administrativa está relacionada, de um modo geral, com o conceito de empresa ou
organização produtiva, e dentro da administração a área de recursos humanos tem o papel
da gestão de pessoas, que ao longo dos tempos passou de operacional e burocrático para
estratégico, curto prazo para longo prazo, administrativo para consultivo, foco na função
para foco no negócio. Assim, clima organizacional compreende-se como o ambiente tanto
social quanto psicológico (valores, atitudes e padrões de comportamento) que existe dentro
de uma organização e que fomente o comportamento dos seus integrantes, e
comprometimento organizacional trata do envolvimento, ou seja, de um relacionamento
ativo que busca o bem-estar da organização. Neste sentido, o clima organizacional aliado
ao comprometimento organizacional é que vai desenvolver um ambiente propício a
satisfação ou insatisfação entre os integrantes da empresa. Por esta razão, a proposta de
trabalho é de analisar o nível de satisfação dos colaboradores de uma concessionária de
automóveis localizada no município de Campina Grande- PB. A metodologia utilizada para
realização deste trabalho foi de levantamento e interpretação bibliográfica sobre o assunto e
aplicação de questionário (ver anexo). Para as análises. Para obtenção dos objetivos
propostos, foram aplicados dois questionários (um sobre clima e o outro sobre
comprometimento organizacional), aos 10 colaboradores do setor administrativo da
empresa.O conceito de clima organizacional abordava os seguintes fatores: liderança,
ambiente interno, remuneração e recompensas, comunicação e condições de trabalho,
conformidade e clareza. No conceito de comprometimento organizacional os aspectos
tratados foram em três dimensões: instrumental, normativo e afetivo. Dos resultados
obtidos dentro da noção de clima organizacional o fator liderança é um os pontos mais
fortes na organização investigada, como também o fator conformidade e clareza. Por fim, a
dimensão do comprometimento organizacional mais fortemente notado com os resultados
foi à dimensão normativa, que traz à tona a permanência na empresa por um sentimento de
obrigação moral. Foram detectadas algumas falhas de comunicação dentro da empresa,
todavia, considera-se com estes resultados, que os colaboradores da organização
encontram-se satisfeitos com as normas e com a forma em que a empresa gerencia e
administra os recursos humanos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise da satisfação dos colaboradores de uma concessionária de automóveis no município de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Administrative science is related, in general, the concept of business or productive
organization and within the administration to the human resources department has the role of
managing people, which over time became operational and bureaucratic for strategic, short-
term to long-term, for administrative advisory, focused on function to focus on the business.
Thus, organizational climate is understood as the environment both social and psychological
(values, attitudes and behavior patterns) that exists within an organization who promotes the
behavior of its members, and organizational commitment is the involvement, ie a active
relationship that seeks the welfare of the organization. In this sense, the organizational climate
combined with organizational commitment is going to develop an environment conducive to
satisfaction or dissatisfaction among the members of the company. For this reason, the
proposed work is to analyze the level of satisfaction of employees of a car dealership located
in the city of Campina Grande-PB. The methodology used to conduct this study was to survey
and interpretation literature on the subject and questionnaire (see Annex). For analysis. To
achieve the proposed objectives were applied two questionnaires (one on climate and other
organizational commitment), the 10 employees of the administrative sector of the company.
The concept of organizational climate outlined the following factors: leadership, internal
environment, compensation and rewards, communications and working conditions,
compliance and clarity. The concept of organizational commitment aspects were treated in
three dimensions: instrumental, normative and affective. The results obtained within the
organizational climate concept of the leadership factor is the strongest points in the
organization investigated, as well as the compliance factor and clarity. Finally, the dimension
of organizational commitment more strongly noted the results was the normative dimension,
which brings out the permanence in the company by a sense of moral obligation. some
communication failures were detected within the company, however, is considered to these
results, the organization's employees are satisfied with the rules and the way the company
manages and administers human resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5289 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T16:24:12Z |
|
dc.date.available |
2016 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T16:24:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
People management |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Human resources |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VERAS, Quessia Liliane de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Satisfaction analysis of employees of a car dealership in the city of Campina Grande - PB. |
|
dc.identifier.citation |
VERAS, Quessia Liliane de Melo. Análise da satisfação dos colaboradores de uma concessionária de automóveis no município de Campina Grande - PB. 2016. 44 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5289 |
pt_BR |