Repositorio Dspace/Manakin

Processos de aquisição da escrita: uma análise de textos de adultos não escolarizados.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA , Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.description.resumo A capacidade de realização da escrita parte de uma construção ativa, uma habilidade técnica incitada pela necessidade de conhecimento e compreensão da natureza da linguagem que se fala a nossa volta. Nesse sentido, esta pesquisa prioriza o processo de aquisição da escrita em adultos não escolarizados, partindo da ideia de que esses sujeitos despertaram o desejo de adquirir outras habilidades, que não apenas a oral, para interagir melhor com o mundo que os rodeia. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o processo de aquisição da escrita em textos de adultos não escolarizados, a fim de entender como ocorre esse conhecimento da escrita alfabética ali presente. Inicialmente, discorremos sobre teorias do processo de aquisição da escrita; depois selecionamos o corpus da pesquisa; e, por fim, descrevemos aspectos do processo de aquisição da escrita presentes em textos de adultos. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos sobre a alfabetização de Ferreiro (1985), que abrangem ideais e dados oriundos da psicogênese, amparada nos fundamentos teóricos da psicolinguística e da hipótese de aprendizagem. E também buscamos apoio na abordagem da proposta de alfabetização para Freire (2006), que está ligada à cultura e faz parte da realidade do sujeito. Levando-se em conta o processo metodológico, nossa pesquisa se caracterizou como sendo etnográfica, seguindo uma abordagem qualitativa. Levantamos um universo de nove textos, entre os quais foram selecionados sete como corpus para análise, com a contribuição de cinco sujeitos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Como categorias de análise, voltamo-nos para: os métodos e níveis de alfabetização. Da análise, ficou evidente que os sujeitos, em seu processo de aquisição da escrita, usaram o método analítico, encontrando-se, no momento da pesquisa, nos níveis silábico alfabético e alfabético. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Processos de aquisição da escrita: uma análise de textos de adultos não escolarizados. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract The ability to use writing comes from an active construction, a technical skill driven by the need for knowledge and comprehension of the nature of the language spoken around us. Thus, this paper prioritizes the process of acquisition of writing in non-educated adults, starting from the idea that these subjects have developed the desire to acquire skills other than oral to better interact with the world around them. From this point of view, this paper has the main objective of analyze the process of acquisition of writing in non-educated adults’ texts, aiming to understand how the knowledge of the alphabetic writing in these productions occurs. Initially, we present theories about the process of acquisition of writing; afterwards, we select the corpus of research; in the end, we describe aspects of the process of acquisition of writing present on the adults’ texts. For this purpose, the paper is based on the studies about literacy by Ferreiro (1985), which cover ideals and data deriving from psychogenesis, backed by the theoretical foundations of psycholinguistics and the hypothesis of learning. We also use Freire’s (2006) approach of a proposition of literacy, which is linked to culture and is part of the individual’s reality. Regarding the methodological process, our research is characterized as ethnographic, Yfollowing a qualitative approach. We gathered a universe of nine texts, of which seven were chosen as the corpus for analysis, with the contribution of five individuals. The survey material used was a questionnaire with open and multiple-choice questions. The analysis categories chosen were the methods and the levels of literacy. From this analysis, it was evident that the individuals, in their process of acquisition of writing, used an analytical method, being at the syllabic-alphabetic and alphabetic levels in the moment of research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5301
dc.date.accessioned 2019-08-01T17:41:45Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T17:41:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aquisição da leitura pt_BR
dc.subject Método analítico e sintético pt_BR
dc.subject Níveis de Alfabetização pt_BR
dc.subject Reading Acquisition pt_BR
dc.subject Analytical and synthetic method pt_BR
dc.subject Literacy Levels pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Ana Célia Nunes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing acquisition processes: an analysis of texts of non-educated adults. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Ana Célia Nunes de. Processos de aquisição da escrita: uma análise de textos de adultos não escolarizados. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta