dc.creator.ID |
BRITO, S. M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOTTA, Verônica Macário de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Claudia Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é
centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e
colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das
experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o
comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de
coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking
localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo
com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5,
representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como
conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e
extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social,
consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a
mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o
temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e
reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A
confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de
trabalho, não apresentou significância. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Collaborative consumption is a new way to obtain, use and disposal, which is focused on
sharing. Based on values such as sustainability, accessibility and collaboration, its essence is
not in ownership of the property, but the benefit of access and the resulting experiences of
trade. The objective of this work is to understand the collaborative consumption behavior,
taking as sample users of coworking spaces. Thus, it was applied, together with members of
18 coworking groups found on Facebook, a questionnaire containing 27 indicators,
distributed according to seven dimensions. To answer a Likert scale from 1 to 5 was used,
representing alternatives ranging from "never" to "always" respectively. As a conclusion of
the 72 questionnaires obtained, it was found that intrinsic and extrinsic motivators such as
financial benefits, saving time, social identification, environmental awareness and flexibility
to work in different locations have the same relevance in the decision to share a workspace .
On the other hand, the fear of unavailability of space, as well as the inconvenience of having
to search and book the desired location proved as limiting such collaborative practice. Trust
initially expected as an inhibitor to sharing workspace, showed no significance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T20:57:03Z |
|
dc.date.available |
2016 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T20:57:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo colaborativo |
pt_BR |
dc.subject |
Compartilhamento |
pt_BR |
dc.subject |
Coworking |
pt_BR |
dc.subject |
Collaborative consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Sharing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Sara Mayana Honório de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Collaborative consumption: the behavior of Coworking users. |
|
dc.identifier.citation |
BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
pt_BR |