DSpace Repository

Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.

Show simple item record

dc.creator.ID BRITO, S. M. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Claudia Gomes de.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 pt_BR
dc.description.resumo O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Collaborative consumption is a new way to obtain, use and disposal, which is focused on sharing. Based on values such as sustainability, accessibility and collaboration, its essence is not in ownership of the property, but the benefit of access and the resulting experiences of trade. The objective of this work is to understand the collaborative consumption behavior, taking as sample users of coworking spaces. Thus, it was applied, together with members of 18 coworking groups found on Facebook, a questionnaire containing 27 indicators, distributed according to seven dimensions. To answer a Likert scale from 1 to 5 was used, representing alternatives ranging from "never" to "always" respectively. As a conclusion of the 72 questionnaires obtained, it was found that intrinsic and extrinsic motivators such as financial benefits, saving time, social identification, environmental awareness and flexibility to work in different locations have the same relevance in the decision to share a workspace . On the other hand, the fear of unavailability of space, as well as the inconvenience of having to search and book the desired location proved as limiting such collaborative practice. Trust initially expected as an inhibitor to sharing workspace, showed no significance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
dc.date.accessioned 2019-08-01T20:57:03Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2019-08-01T20:57:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Consumo colaborativo pt_BR
dc.subject Compartilhamento pt_BR
dc.subject Coworking pt_BR
dc.subject Collaborative consumption pt_BR
dc.subject Sharing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Sara Mayana Honório de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Collaborative consumption: the behavior of Coworking users.
dc.identifier.citation BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account