dc.creator.ID |
SILVA, E. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Marielza Barbosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FIRMO, Luciene Alencar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FIRMO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem se
transformado em um diferencial competitivo importantíssimo para as organizações que
buscam se destacar em sua área de atuação. Uma das dificuldades enfrentadas nesse processo
de aprendizagem é a relação com as diferentes gerações atuantes no mercado. Os estudos
envolvendo a aprendizagem organizacional juntamente com a questão das gerações ainda é
bastante escasso, logo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a aprendizagem
organizacional na percepção das diferentes gerações de funcionários de uma empreiteira do
setor elétrico, identificando características de gerações encontradas, processos de
aprendizagem na perspectiva das gerações e preferência de aprendizagem das mesmas.
Através de uma abordagem quantitativa, e caráter descritivo foi realizado um estudo de caso
em uma empreiteira do setor elétrico da cidade de Campina Grande – PB. Para a pesquisa
utilizou-se de um questionário adaptado de Mcdowell (2010, apud Collistochi et al 2012), em
sua estrutura dividida em perfil dos respondentes e afirmações sobre aprendizagem
organizacional, grupal e individual, de acordo com suas dimensões de compromisso com a
aprendizagem, visão compartilhada e mentalidade aberta e preferências de aprendizagem
dessas gerações. Os dados foram analisados com o auxilio da estatística básica e de excel para
calcular a porcentagem de concordância para cada afirmativas. Identificou-se que na
organização existem três gerações, a baby boormers a X e a Y e que elas não tem percepção
muitos distintas entre si em relação ao processo de aprendizagem em seus níveis individual,
grupal e organizacional, e do mesmo modo apresentaram poucas divergências entre si em
relações as preferências de aprendizagem na organização. Pode-se ainda constatar que os
funcionários independentes das gerações valorizam e preferem atividades em equipe que
incluem uma interação mais efetiva entre todos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Organizational learning has gained more and more notoriety and has become a very important
competitive differential for organizations that seek to excel in their area of expertise. One of
the difficulties faced in this learning process is the relationship with the different generations
working in the market. The studies involving organizational learning along with the question
of the generations are still very scarce, so this research aimed at analyzing the organizational
learning in the perception of the different generations of employees of a contractor in the
electric sector, identifying characteristics of found generations, learning from the perspective
of the generations and learning preference of the generations. Through a quantitative
approach, and a descriptive character was carried out a case study in a contractor of the
electrical sector of the city of Campina Grande - PB. For the research, a questionnaire adapted
from Mcdowell (2010, apud Collistochi et al. 2012) was used, in its structure divided into
respondents profile and affirmations about organizational, group and individual learning,
according to their dimensions of commitment to learning , shared vision and open mentality
and learning preferences of these generations. The data were analyzed with the aid of basic
statistics and excel to calculate the percentage of agreement for each statement. It was
identified that in the organization there are three generations, the baby boomers to X and Y
and that they do not have many perceptions of each other in relation to the learning process in
their individual, group and organizational levels, and likewise presented few divergences
between each other in relation to the learning preferences in the organization. It can also be
seen that the generational employees value and prefer team activities that include a more
effective interaction among all. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-02T00:28:30Z |
|
dc.date.available |
2018 |
|
dc.date.available |
2019-08-02T00:28:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geração |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Organizações |
pt_BR |
dc.subject |
Generation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Organizations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Edna Soraia Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Organizational learning: an analysis from the perspective of the generations of employees of a Campina Grande / PB power contractor. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Edna Soraia Pereira. Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. 2018. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
pt_BR |