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Um estudo do emprego de fios LMF na atenuação de fenômenos de resposta aeroelástica em asa flexível.

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dcterms.title A study of the use of LMF wires in the attenuation of aeroelastic response phenomena in a flexible wing. pt_BR
dc.creator.ID SILVA NETO, O. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8667252478624737 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DUARTE, Raimundo Nonato Calazans.
dc.contributor.advisor1ID DUARTE, Raimundo N. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6888984510203323 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ARAÚJO, Carlos José de.
dc.contributor.advisor-co1ID ARAÚJO, C. J. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9466801408291152 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Antônio Almeida.
dc.contributor.referee2 SIMÕES, Francisco José.
dc.contributor.referee3 SILVA, Roberto Gil Annes da.
dc.description.resumo A busca por aumento no desempenho das aeronaves tem direcionado, entre outras coisas, ao aumento da razão de aspecto da asa e ao uso de materiais avançados; essas soluções tem levado ao aumento de flexibilidade, resultando em problemas aeroelásticos ‒ aeroelasticidade é a ciência que estuda os fenômenos provenientes das interações entre forças aerodinâmicas, elásticas e inerciais ‒. Nessa área, destaca-se o flutter, fenômenos aeroelásticos de estabilidade dinâmica. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento em flutter de uma asa flexível com alta razão de aspecto com atuadores passivos de Ligas com Memória de Forma (LMF) submetida a um escoamento subsônico. Para isso fez-se o projeto, construção e testes de um modelo aeroelástico para ser ensaiado em túnel de vento, o desenvolvimento desse protótipo contou com uma abordagem numérico-experimental; finalizados os testes do modelo, fez-se a seleção e caracterização termomecânica do atuador; por fim, realizou-se os teste no túnel de vento. Os resultados obtidos mostraram que para determinadas disposições dos atuadores na asa o comportamento aeroelástico sofreu um ganho de desempenho bastante significativo como, aumento na velocidade crítica de ocorrência de flutter de aproximadamente 28%, entretanto, para outro arranjo observou-se uma diminuição de 15% na velocidade crítica. Com a análise dos resultados foi possível concluir que deve ser realizado um estudo minucioso do comportamento dinâmico do sistema sob efeito dos atuadores; além disso do efeito de cada arranjo deles na estrutura, para que assim o efeito desejado seja alcançado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.subject.cnpq Aeroelasticidade pt_BR
dc.title Um estudo do emprego de fios LMF na atenuação de fenômenos de resposta aeroelástica em asa flexível. pt_BR
dc.date.issued 2016-12-16
dc.description.abstract The search for increase in the performance of the aircraft has directed, among other things, to the increase of the aspect ratio of the wing and to the use of advanced materials; These solutions led to an increase of flexibility, resulting in aeroelastic problems - aeroelasticity is the science that studies the phenomena arising from the interactions between aerodynamic, elastic and inertial forces. In this area, we highlight the flutter, dynamic stability aeroelastic phenomenon. In this context, this work aims to analyze the behavior of a flexible wing with high aspect ratio with passive actuators of Shape Memory Alloys (SMA) in flutter, submitted to a subsonic flow. For this, the design, construction and testing of an aeroelastic model was carried out to be tested in a wind tunnel, the development of this prototype counted on a numerical-experimental approach; After finished model tests, the thermomechanical selection and characterization of the actuator was done; Finally, the tests were carried out in the wind tunnel. The results showed that, for certain arrangements of the actuators in the wing, the aeroelastic behavior underwent a very significant performance gain as, an increase of approximately 28% in the critical rate of flutter occurrence. With the results analysis, it was possible to conclude that a detailed study of the dynamic behavior of the actuators and of the effect of each arrangement of them on the structure must be carried out so that the desired effect may be achieved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/532
dc.date.accessioned 2018-04-30T18:14:28Z
dc.date.available 2018-04-30
dc.date.available 2018-04-30T18:14:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aeroelasticidade pt_BR
dc.subject Flutter pt_BR
dc.subject Asa Flexível pt_BR
dc.subject Ligas com Memória de Forma (LMFs) pt_BR
dc.subject Aeroelasticity pt_BR
dc.subject Flexible Wing pt_BR
dc.subject Aeroelastic Control pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA NETO, Orlando Tomaz da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A study of the use of LMF wires in the attenuation of aeroelastic response phenomena in a flexible wing. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA NETO, O. T. da. Um estudo do emprego de fios LMF na atenuação de fenômenos de resposta aeroelástica em asa flexível. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/532 pt_BR


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