Repositorio Dspace/Manakin

Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABRANTES, Luciene de Alencar Firmo.
dc.contributor.advisor1ID FIRMO, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo O conceito de gestão do conhecimento tem sido fortemente utilizado nas literaturas de gestão, pois ultimamente o conhecimento vem sendo reconhecido com um recurso de grande importância na geração e manutenção da vantagem competitiva. Muitas organizações passaram a reconhecer sua importância, e considerar uma outra forma de gerir o conhecimento contido nela. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) para gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva (desempenho organizacional e efetividade) de uma Indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. A pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso em uma empresa de Alimentos, de caráter descritivo e exploratório, que busca analisar os dados de forma quantitativa. Os resultados deste estudo indicam que os fatores tidos como facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) influenciam diretamente no processo de criação do conhecimento, sendo confiança mais significativa com média (8,92) na empresa estudada, bem como a criação do conhecimento (modelo SECI) por meio de algumas práticas, influencia na efetividade e desempenho da empresa, ficando assim evidente a relevância da prática da gestão do conhecimento para obtenção de vantagem competitiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The concept of knowledge management has been heavily used in management literature, since lately knowledge has been recognized as a resource of great importance in the generation and maintenance of competitive advantage. Many organizations have come to recognize its importance, and to consider another way of managing the knowledge contained in it. This research aims to analyze the facilitating factors (collaboration, trust and learning) for knowledge management as a source of competitive advantage (organizational performance and effectiveness) of an industry in the food sector located in the interior of Paraíba. The research can be characterized as a case study in a Food company, of descriptive and exploratory character, that seeks to analyze the data in a quantitative way. The results of this study indicate that factors considered as facilitators (collaboration, trust and learning) directly influence the process of knowledge creation, with trust being more significant (8,92) of average in the company studied, as well as the creation of knowledge (SECI model) through some practices, influences the effectiveness and performance of the company, thus making evident the relevance of the practice of knowledge management to obtain competitive advantage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331
dc.date.accessioned 2019-08-02T02:14:54Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-08-02T02:14:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Fatores facilitadores pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Knowledge management pt_BR
dc.subject Facilitating factors pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Julliany Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Know to compete? An analysis of knowledge management and competitiveness from employees' perceptions of a food industry located in the interior of Paraíba.
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Julliany Silva. Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. 2018. 56 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Pesquisa), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta