DSpace/Manakin Repository

Projeto Alumbrar: ferramenta para correção de fluxo escolar com ênfase nos princípios da economia solidária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3017137144382394 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Paulo da Costa.
dc.contributor.referee2 LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.bezerra
dc.description.resumo Uma das grandes preocupações da área de educação tem sido a baixa relação ensino-aprendizagem. Com isso, algumas ferramentas vêm sendo utilizadas em sala de aula para aumentar a eficiência da aprendizagem dos discentes. A metodologia Telessala aposta na tecnologia das aulas em vídeo para proporcionar a viabilização da conclusão da educação básica. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar a possível utilização desta metodologia no ensino da temática Economia Solidária em uma turma do projeto Alumbrar, dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Sumé-PB. Tal projeto tem como foco promover a correção do fluxo escolar de educandos com idade entre 13 e 17 anos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, buscou-se identificar a relação entre a metodologia Telessala e o ensino da Economia Solidária, a partir de suas características, também presentes na prática pedagógica do projeto Alumbrar. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo, e de método qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado aos educandos e à professora da referida turma. De acordo com a análise dos dados, concluiu-se que o projeto desenvolvido na perspectiva da metodologia Telessala trouxe inúmeras contribuições para a formação dos educandos, pois houve progresso tanto no âmbito pessoal e social, como no educacional. Sendo assim, percebeu-se que a metodologia utilizada no projeto é viável para o ensino da Economia Solidária, uma vez que proporciona uma alternativa para inserção no mundo do trabalho, bem como o fortalecimento da percepção de cidadania por parte dos discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Projeto Alumbrar: ferramenta para correção de fluxo escolar com ênfase nos princípios da economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract One of the major concerns in education area has been low teaching-learning relationship. With this, some tools have been used in the classroom to increase learning efficiency of students. Telessala methodology bets on technology of video lessons to make feasible completion of basic education. Therefore, present work aimed to analyze possible use of this methodology in teaching of Solidarity Economy in a group of Alumbrar project, of final years of Elementary School, in a state school, in municipality of Sumé-PB. This project aims to promote correction of school flow of students aged 13 to 17 years. In order to reach objective of research, it was sought to identify relationship between Telessala methodology and teaching of Solidary Economy, based on its characteristics, also present on pedagogical practice of Alumbrar project. For that, it was used bibliographical and field research, and a qualitative method. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, which was applied to students and to teacher of referred group. According to the analysis of data, it was concluded that project developed from perspective of Telessala methodology brought numerous contributions to formation of students, since there was progress in both personal and social as well as educational area. Thus, it was observed that methodology used in project is feasible for teaching of Solidary Economy, since it provides an alternative for insertion in the world of work, as well as strengthening of perception of citizenship by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5335
dc.date.accessioned 2019-08-02T10:24:33Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T10:24:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Projeto ALUMBRAR pt_BR
dc.subject Solidarity economy   pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject ALUMBRAR Project pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Rosicleide da Silva
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Alumbrar Project: a tool for correcting school flow with emphasis on the principles of solidarity economy. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Rosicleide da Silva. Projeto Alumbrar: ferramenta para correção de fluxo escolar com ênfase nos princípios da economia solidária. 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5335 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta