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Economia solidária como ferramenta no ensino de linguagens e códigos do programa Projovem Campo - Saberes da Terra no município de Sumé - PB.

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dc.creator.ID ARAÚJO, T. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8569438864007127 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
dc.contributor.referee2 SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.araujo0
dc.description.resumo O programa ProJovem Campo-Saberes da Terra visa oferecer qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, ampliando o acesso à educação desta parcela da população historicamente excluída do processo educacional. A área do conhecimento de Linguagens e Códigos procura contribuir para ampliar a compreensão das práticas sociais, funcionando como um elo entre as áreas do conhecimento e os Eixos Temáticos trabalhados no Projovem. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo discorrer a respeito dos planejamentos feitos por professores da área de Linguagens e Códigos do Programa no município de Sumé-PB, tendo em vista a inserção do tema Economia Solidária como ferramenta para o ensino da supracitada área. Com isso, pretende-se verificar se os conteúdos referentes à Educação. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa-interpretativa, tendo envolvido duas docentes do Programa Projovem Campo-Saberes da Terra, do município de Sumé-PB, tendo como objeto de análise seus planos de aulas (Módulos I e II), buscando-se verificar como os conteúdos acima referidos são introduzidos nos seus planos, bem como o impacto que causam na formação da consciência crítica dos discentes voltada para o trabalho no contexto da Economia Solidária. Observou-se que as docentes inserem a Economia Solidária no cotidiano de suas aulas, colaborando para desenvolver nos educandos um interesse pelo cooperativismo, visto que tentam aproximar os conteúdos das disciplinas às necessidades dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Economia solidária como ferramenta no ensino de linguagens e códigos do programa Projovem Campo - Saberes da Terra no município de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract ProJovem Campo-Saberes da Terra project aims to offer professional qualification and schooling to young family farmers aged 18 to 29 who have not finished elementary school, increasing access to education for this portion of population historically excluded from educational process. Area of knowledge of languages and codes seeks to contribute to broadening the understanding of social practices, functioning as a link between areas of knowledge and thematic axes worked in Projovem. Therefore, present work aims to discuss plans made by teachers of Languages and Codes area of Program in city of Sumé-PB, with a view to inserting topic Solidarity Economy as a tool for teaching aforementioned area. Purpose of this study was to verify if contents related to Education. It was used qualitative-interpretive research, in what two teachers of Projovem Campo-Saberes da Terra Program, in city of Sumé-PB, were involved, trying to verify how aforementioned contents are introduced in their plans (Modules I e II), as well as impact they cause in formation of critical awareness of students focused on work in the context of Solidary Economy. It was observed that teachers insert Solidarity Economy in daily life of their classes, collaborating to develop in students an interest in cooperativism, since they try to approach contents of disciplines to needs of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5336
dc.date.accessioned 2019-08-02T10:37:44Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T10:37:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Ensino de linguagens e código pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Solidarity economy   pt_BR
dc.subject Language and code teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Tanielba Lêla.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Solidarity economy as a tool in the teaching of languages and codes of the Projovem Campo - Saberes da Terra program in the city of Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Tanielba Lêla. Economia solidária como ferramenta no ensino de linguagens e códigos do programa Projovem Campo - Saberes da Terra no município de Sumé - PB. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5336 pt_BR


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