DSpace/Manakin Repository

Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SANTIAGO, Stella M. de M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O trabalho tem como foco a Formação de Professores e utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do Município de São José de Piranhas/PB. Para esta averiguação, tomamos como referencial teórico autores como: Behrens; Masetto; Moran (2011), Dorigoni; Silva (2014), Oliveira (1999), Martins (2010). Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo de campo, através da aplicação do instrumento questionário, constando este de 11 questões entre abertas e fechadas. Contamos com a colaboração nas respostas dos questionários de 07 professoras de escolas de nível infantil e fundamental, instituições municipais e estaduais do referido município. Sendo 06 (seis) formadas em pedagogia e 01 (uma) em geografia e com pós graduação. A partir da analises, foi possível constatar que ainda aquém de uma utilização significativa de recursos midiáticos em sala de aula, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Embora os professores tenham afirmado que trabalham, mas pelas respostas deu constatar que não trabalham como deveria. A grande maioria dos entrevistados afirmou que não recebem incentivos por parte das escolas que trabalham para trabalhar a temática. Deixaram claro que as instituições não oferecem formações na área. Uma vez que para utilizar os recursos de maneira correta é necessário que haja uma formação continuada na área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-04
dc.description.abstract This studyfocuses onteacher trainingand use ofmedia resourcesin everyday school routinein SãoJosé dePiranhas/ PB. To do thisresearch, we used authors‟ theories asBehrens; Masetto; Moran(2011), Dorigoni; Silva(2014), Oliveira (1999), Martins(2010). To realize this researchit was carried outa field study, by applying asurveyinstrument composed of11 questionsdivided inopen and closed. On survey responseswe have the collaborationfrom7teachersofkindergarten and elementarylevels of municipal and stateschools. Six (06) teachers were formedinpedagogy and01(one)ingeography. From the analysis, it was found that there is a significant use of media resources in the classroom, with regard to teaching and student learning process. Although teachers have stated that they use the resources, the given answers showed that they do not work as they should t wok. The vast majority of respondents said they do not receive incentives from schools thatmake effort to work the issue. They clarified the institutions do not offer training in the field.To use these resources correctly,it is necessary the school offers a continuous training in the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5337
dc.date.accessioned 2019-08-02T10:40:45Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T10:40:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Recursos midiáticos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject São José de Piranhas - Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino infantil pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.subject Media Resources pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Kindergarten pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HOLANDA, Maraiza de Brito Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of media resources in the daily school life of the city of São José de Piranhas / PB: a practice under construction. pt_BR
dc.identifier.citation HOLANDA, Maraíza de Brito Cavalcante. Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção. 2015. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta