Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada numa Creche Pública Municipal da cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tendo como objetivo geral: Analisar a importância do desenho na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança e como objetivos específicos: Investigar a contribuição do desenho para a criança no processo de desenvolvimento e Verificar se o professor da Educação Infantil reconhece as expressões dos sentimentos das crianças através de seus desenhos. Como referencial teórico básico, optou-se por fundamentar esse trabalho com o pensamento de Bujes (2001), Fontana; Cruz (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), que discorrem sobre a função que o desenho desempenha durante o desenvolvimento integral da criança e no processo de ensino aprendizagem. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista, direcionados a nove professoras. Com os resultados obtidos foi possível entender que as professoras possuem conhecimento a respeito do tema em estudo. As análises apontaram que as professoras têm consciência da importância que o desenho proporciona à criança pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O desenho na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This paper presents the results of a study conducted in a Municipal Public Nursery in São João do Rio do Peixe - PB, with the overall objective: To analyze the importance of drawing in kindergarten for the integral development of the child and the following objectives: To investigate the contribution of design to the child in the development process and check if the teacher from kindergarten recognizes the expressions of feelings of children through his drawings. As a basic theoretical framework, we chose to support this work with the deBujes thought (2001), Fontana; Cross (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), which discussed the role that design plays in the development of children and the teaching and learning process. The methodological tools used were: sociodemographic questionnaire and interview script, directed the nine teachers. With the results we understand that teachers have knowledge on the subject under study. The analyzes showed that the teachers are aware of the importance that the design provides the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5338
dc.date.accessioned 2019-08-02T10:59:13Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T10:59:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe-PB pt_BR
dc.subject Desenho infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral da criança pt_BR
dc.subject Preschool Education - São João do Rio do Peixe-PB pt_BR
dc.subject Childish drawing pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Kid pt_BR
dc.subject Integral child development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Elizabeth Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Drawing in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Elizabeth Ferreira de. O desenho na educação infantil. 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta