DSpace/Manakin Repository

Formação e desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LISBOA, C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5231418106814941 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Fábio de Freitas.
dc.description.resumo O presente estudo analisa a formação e os desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos. Tem como principal objetivo problematizar as condições de trabalho dos alfabetizadores de jovens e adultos e o processo de formação docente específica para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração os desafios encontrados na prática docente desses sujeitos alfabetizadores. A pesquisa foi realizada no turno noturno em uma escola municipal localizada na cidade de Triunfo-PB. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de entrevistas individuais realizadas com quatro alfabetizadores de jovens e adultos. Esses dados foram processados por meio de técnicas de análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Os resultados das análises mostram que os alfabetizadores enfrentam muitas dificuldades, porém o desejo de alfabetizar é maior e assim buscam superar essas dificuldades a partir de si mesmas, sem apoio especializado. As maiores dificuldades são a baixa autoestima dos alunos, a desmotivação desses e a evasão escolar total ou parcial. Quanto à formação docente direcionada para o trabalho na educação de jovens e adultos, as alfabetizadoras alegaram não tê-la. Essa formação não é solicitada pela instituição de ensino e nem é ofertada adequadamente como formação continuada pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação e desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-04
dc.description.abstract This study analyzes the training and challenges of teaching practice in youth and adult literacy. Its main objective is to problematize the working conditions of youth and adult literacy teachers and the process of specific teacher training to develop the teaching and learning process, taking into account the challenges encountered in the teaching practice of these literacy subjects. The research was carried out in the night shift at a municipal school located in the city of Triunfo-PB. The data for the research were collected from individual interviews conducted with four young and adult literacy teachers. These data were processed using content analysis techniques, according to Bardin. The results of the analyzes show that literacy teachers face many difficulties, but the desire to literate is greater and so seek to overcome these difficulties from themselves, without specialized support. The greatest difficulties are the low self-esteem of students, their demotivation and total or partial school dropout. As for the specific teacher training to work in the education of young people and adults, the literacy teachers claimed not to have it. This training is not requested by the educational institution and is not adequately offered as continuing education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5340
dc.date.accessioned 2019-08-02T11:15:02Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T11:15:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Alfabetização de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Prática docente - desafios pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Literacy for youth and adults pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LISBOA, Camila Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training and challenges of teaching practice in youth and adult literacy. pt_BR
dc.identifier.citation LISBOA, Camila Barbosa. Formação e desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta