DSpace/Manakin Repository

Gênero tirinha no ensino de leitura: novas linguagens ao aprender.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.description.resumo Apresenta reflexões sobre as concepções de leitura voltadas ao ensino e a relação dessas com este novo olhar multimodal, tomando como objeto de análise o gênero tirinha, visto que esse se encontra muito fortemente inserido nos livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se, pois, de uma pesquisa básica, visto que se propõe a analisar novos conhecimentos sem aplicação prática. Do ponto de vista da abordagem do problema, consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, quanto aos objetivos, visto que visa gerar uma maior familiaridade com o problema proposto por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, estabeleceremos bases teóricas para dar embasamento às reflexões aqui apresentadas, com amparo teórico em autores consagrados em cada área dos estudos sobre a leitura, gênero e multimodalidade. Em seguida, é desenvolvida a análise de algumas tiras, que compõem as atividades presentes no livro didático tomado como objeto de estudo, possibilitando a análise sobre o trato didático dispensado a este gênero, ou seja, qual o objetivo a que se propõe as atividades que fazem uso do texto multissemiótico no livro didático. A coleta dos dados ocorreu em apenas um livro do quinto ano do Ensino Fundamental, devido a grande incidência do gênero em foco nesta fase. As análises apontam para a relevância do uso do gênero tirinha nas práticas de leitura, como textos que permitem o desenvolvimento da habilidade leitora. No entanto, também demonstra que no livro didático, a maior parte das atividades envolvendo tirinhas está voltada ao ensino da gramática normativa, aspecto ao qual não oferecemos questionamento, dada sua importância. Todavia, discutimos a gama de situações significativas ofertadas pelas tirinhas presentes no livro didático e que poderiam ser introduzidas ações voltadas, também, ao desenvolvimento da leitura e reflexão crítica, visto sua constituição rica e multissemiótica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gênero tirinha no ensino de leitura: novas linguagens ao aprender. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-03
dc.description.abstract It presents reflections on how reading conceptions aimed at teaching and a relationship with the new multimodal study, having as object of analysis or gender taken, since this is very strongly inserted in textbooks of different areas of knowledge. This is a basic research, since it proposes to analyze new knowledge without practical application. From the point of view of the problem approach, constituted in a qualitative and exploratory research, as an objective, since the visa generates a greater familiarity with the proposed problem through a bibliographical research. To do so, the theoretical databases to support the reflections presented here, with theoretical support in established authors in each area of study on reading, gender and multimodality. Then, an analysis of some strips is developed, which compose as activities did not have didactic book taken as object of study, enabling an analysis on the didactic treatment given to this genre, ie, what is the objective that is proposed as activities that do Use of multisemiotic text in the textbook. The data collection occurred in only one book of the fifth year of Elementary School, due to the great incidence of the genus in the focus in phase. As analyzes, they point to the relevance of the use of the human race in reading practices, such as the texts that allow the development of the reading ability. However, it also demonstrates that not a textbook, most of the activities involving strips are directed to the teaching of normative grammar, aspect that does not offer questioning, given its importance. However, he discussed a range of significant lecture situations and there was no textbook and it was launched in actions aimed also at a development of reading and critical reflection, given its rich and multisemiotic constitution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5342
dc.date.accessioned 2019-08-02T11:39:37Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T11:39:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Tirinha pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Comic strip pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Francisco John Lennon de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender comic strip in reading teaching: new languages ​​when learning. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Francisco John Lennon de. Gênero tirinha no ensino de leitura: novas linguagens ao aprender. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta