DSpace/Manakin Repository

A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAMPOS, M. E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8299493476568897 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MORAIS, C. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1255608881036504 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALTIDIS, Mariana Elizabeth Dias.
dc.contributor.referee2 MORAIS, Soraya Alves de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.campos
dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo investigar sobre a formação do professor da EJA na perspectiva da economia solidaria. Além de averiguar em que medida os docentes tem conhecimento sobre economia solidária. E ainda analisar a formação do educador e a prática pedagógica do professor voltada para a economia solidária. Para tal, optou-se pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, sendo a amostra constituída de seis participantes que lecionam em turmas da EJA de uma escola estadual. Para tanto utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário contendo doze perguntas, dividido em dois blocos temáticos. Os dados obtidos na pesquisa demonstram que os professores entrevistados não tiveram nenhum tipo de formação continuada para lecionar nas turmas da EJA, que dos seis entrevistados apenas três sabem o que é economia solidária. De modo que a falta de formação na área dificulta o trabalho desses professores para desenvolver atividades com esses discentes uma prática emancipadora, voltada para a economia solidária e o mundo do trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2017-06
dc.description.abstract This research aims to investigate the professional qualification of the teachers from Youth and Adult Education (YAE) in the solidarity economy perspective besides to find out to what extent the teachers has the knowledge about solidarity economy. This work still aims to analyze the formation education and pedagogical practice of the teacher in the view of solidarity economy. For that the exploratory research with qualitative approach was chosen being the sample constituted of six participants who teach in classes from YAE of a public middle and high school. For this purpose a questionnaire containing twelve questions divided into two thematic blocks was used as a data collection instrument. From obtained data in the research it is possible to demonstrate that the teachers interviewed did not have any type of continuing education to teach in the classes from YAE and only three of the six interviewees knowed what solidarity economy is. Thus the lack of training in the area makes it difficult for these teachers to develop activities with these students that aim at an emancipatory practice focused on the solidarity economy and job market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343
dc.date.accessioned 2019-08-02T12:02:10Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T12:02:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Teacher training   pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPOS, Maria Edicleide Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The formation of the youth and adult education teacher and its relationship with the solidarity economy. pt_BR
dc.identifier.citation CAMPOS, Maria Edicleide Sousa. A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta