dc.creator.ID |
CAMPOS, M. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8299493476568897 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, C. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1255608881036504 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALTIDIS, Mariana Elizabeth Dias. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Soraya Alves de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.campos |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo investigar sobre a formação do professor da EJA na
perspectiva da economia solidaria. Além de averiguar em que medida os docentes tem
conhecimento sobre economia solidária. E ainda analisar a formação do educador e a prática
pedagógica do professor voltada para a economia solidária. Para tal, optou-se pela pesquisa
exploratória com abordagem qualitativa, sendo a amostra constituída de seis participantes que
lecionam em turmas da EJA de uma escola estadual. Para tanto utilizou-se como instrumento
de coleta de dados, um questionário contendo doze perguntas, dividido em dois blocos
temáticos. Os dados obtidos na pesquisa demonstram que os professores entrevistados não
tiveram nenhum tipo de formação continuada para lecionar nas turmas da EJA, que dos seis
entrevistados apenas três sabem o que é economia solidária. De modo que a falta de formação
na área dificulta o trabalho desses professores para desenvolver atividades com esses
discentes uma prática emancipadora, voltada para a economia solidária e o mundo do
trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to investigate the professional qualification of the teachers from Youth and
Adult Education (YAE) in the solidarity economy perspective besides to find out to what
extent the teachers has the knowledge about solidarity economy. This work still aims to
analyze the formation education and pedagogical practice of the teacher in the view of
solidarity economy. For that the exploratory research with qualitative approach was chosen
being the sample constituted of six participants who teach in classes from YAE of a public
middle and high school. For this purpose a questionnaire containing twelve questions divided
into two thematic blocks was used as a data collection instrument. From obtained data in the
research it is possible to demonstrate that the teachers interviewed did not have any type of
continuing education to teach in the classes from YAE and only three of the six interviewees
knowed what solidarity economy is. Thus the lack of training in the area makes it difficult for
these teachers to develop activities with these students that aim at an emancipatory practice
focused on the solidarity economy and job market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-02T12:02:10Z |
|
dc.date.available |
2019-08-02 |
|
dc.date.available |
2019-08-02T12:02:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPOS, Maria Edicleide Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The formation of the youth and adult education teacher and its relationship with the solidarity economy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMPOS, Maria Edicleide Sousa. A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343 |
pt_BR |