DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.referee2 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira
dc.description.resumo A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Youth and Adult Education (EJA) is especially important today, with as aim providing access to school by public that for some reason was excluded, thus making it possible to make up for lost time in formal education field and in preparation for exercise their rights and duties as citizens. Present research has purpose of making some reflections about reading and writing in EJA. It presents as objectives to evaluate importance of reading and writing in the personal and social development of students, as well as highlighting learning difficulties. Relevance of study is evidenced when, in role of teacher of EJA, in Municipal School of Elementary Education of Congo-PB, institution researched, it was possible to observe difficulties presented in learning of reading and writing. Methodology used was field research technique, with use of a questionnaire. Twenty of the 55 EJA students were interviewed. It was found that, although they feel difficulty, students were able to overcome its and learn to read and write, despite their limitations in learning. Such learning can aid in improving interpersonal and professional relationships of these citizens, collaborating with their social development limitations of each student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
dc.date.accessioned 2019-08-02T12:44:27Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T12:44:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Dificuldades na aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Desenvolvimento social pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Learning difficulties   pt_BR
dc.subject Reading and writing   pt_BR
dc.subject Social development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta