DSpace/Manakin Repository

Dificuldades no ensino de matemática em uma turma de educação de jovens e adultos no município de Sumé – PB: a economia solidária como ferramenta para aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.contributor.referee2 LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva3
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que veio ofertar a oportunidade àqueles que não concluíram seus estudos na idade apropriada por diversos fatores de obter conhecimentos necessários para a vida em sociedade. Muitos são os desafios em relação ao ensino-aprendizagem e o maior deles é a compreensão do ensino da matemática, que requer criatividade dos docentes para ministrar seu conteúdo. Deve-se lançar mão da utilização do cotidiano dos discentes da EJA, para facilitar seu entendimento, levando-os ao aprendizado de maneira prazerosa. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar essa modalidade de ensino como um ensino contextualizado que deve ser construído por meio de troca de experiências, inserido ao conceito da Economia Solidária. Para compreender a importância do ensino da matemática aplicou-se um questionário com o intuito de estabelecer a necessidade de aperfeiçoar este ensino por meio da Economia Solidária. Ao analisar o questionário observou-se que as dificuldades encontradas estão relacionadas às metodologias utilizadas pelo docente, assim como a necessidade das aulas práticas para essa modalidade de ensino. A inserção da Economia Solidária no ensino da matemática poderá facilitar a relação ensino-aprendizagem, pois muitos vivenciam essa economia, mas a desconhecem e, ao relacioná-la ao ensino pode-se auxiliar seu entendimento, bem como mostrar outras alternativas de geração de renda às pessoas que foram excluídas do mundo do trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino de matemática em uma turma de educação de jovens e adultos no município de Sumé – PB: a economia solidária como ferramenta para aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Youth and Adult Education is a teaching modality that offered the opportunity to those who did not complete their studies at the appropriate age by several factors. There are many challenges in teaching-learning, and the greatest of these is the understanding of mathematics teaching, which requires the creativity of teachers to deliver their content. One must use the daily use of the students of the EJA, to facilitate their understanding, leading them to learning in a pleasant way. The inclusion of Solidarity Economy in the teaching of mathematics, besides facilitating this understanding, still shows other ways of living in society. Therefore, the objective of this work was to evaluate this teaching modality as a contextualized teaching that must be built through an exchange of experiences, inserted in the concept of the Solidary Economy. In order to understand the importance of teaching mathematics, a questionnaire was applied with the intention of establishing the need to improve this teaching through the Solidary Economy. When analyzing the questionnaire, it was observed that the difficulties encountered are related to the methodologies used by the teacher, as well as the need for practical classes for this type of teaching. The inclusion of the Solidary Economy in the teaching of mathematics can facilitate the teaching-learning relationship, since many experience this economy, but they are unaware of it and, by relating it to teaching, it can help their understanding, as well as show other income generation alternatives people who have been excluded from the world of work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5349
dc.date.accessioned 2019-08-02T13:16:53Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T13:16:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Mathematics education   pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education   pt_BR
dc.subject Math teaching   pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jamíria Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulties in the teaching of mathematics in a youth and adult education class in the city of Sumé - PB: the solidarity economy as a tool for learning. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jamíria Maria da. Dificuldades no ensino de matemática em uma turma de educação de jovens e adultos no município de Sumé – PB: a economia solidária como ferramenta para aprendizagem. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5349 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta