dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONÇALVES, Cleomária. |
|
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva1 |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa objetivou verificar a percepção dos alunos sobre o solo e a possibilidade da tinta à base de terra (geotinta) agregar renda enquanto atividade artística e foi concluída numa escola do campo, tendo como instrumento a aplicação de questionários e uma oficina temática. Os resultados apontam para a relevância dessa prática, enquanto oportunidade de dialogar sobre a conservação do solo e a geração de renda, assim fortalecendo o empoderamento dos estudantes, seu protagonismo e a cidadania. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.description.abstract |
The research aimed to verify the students' perception about the soil and the possibility of earth - based paint (geotinta) to aggregate income as an artistic activity and was conducted in a rural school, with the application of questionnaires and a thematic workshop. The results point to the relevance of this practice, as an opportunity to dialogue about soil conservation and income generation, thus strengthening students' empowerment, their protagonism and citizenship. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-02T14:01:59Z |
|
dc.date.available |
2019-08-02 |
|
dc.date.available |
2019-08-02T14:01:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Geotint |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Joana D'arc Morais da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geotint in the perspective of the solidarity economy: the soil in the strengthening of the protagonism of students of a rural school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Joana D'arc Morais da. A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo. 2017. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354 |
pt_BR |