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Educação escolar, meio ambiente e escola solidária: o olhar de estudantes e professores da EJA.

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dc.creator.ID CAVALCANTE, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9500246011609551 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Norma Maria Oliveira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Daniel Vilar da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.cavalcante
dc.description.resumo Entende-se a escola um ambiente de socialização e compartilhamento de saberes, onde os indivíduos devem ser preparados não somente para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida em sociedade, o que envolve a formação de uma consciência ambiental, focada no conhecimento da natureza e sua preservação ambiental e nas possibilidades de empoderamento e da promoção da cidadania ativa. Nesse cenário, a pesquisa objetivou investigar a percepção de educandos de uma turma de 3º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Meio Ambiente e Economia Solidária, além de analisar a forma de abordagem das temáticas pelos professores. O trabalho foi conduzido numa escola do município de Serra Branca-PB e o instrumento da pesquisa foi o questionário semiestruturado. Verificou-se que o entendimento dos educandos sobre o conceito de Meio Ambiente ainda é muito incipiente, superficial, não condizente com o que se espera quanto a preparação para a vida profissional e ação cidadã desses alunos. Quanto ao tema Economia Solidária, a fragilidade nos conceitos e compreensões é ainda maior. Referente aos professores, estes disseram que consideram importante trabalhar os temas acima referidos, mas não há presença de trabalhos desenvolvidos na área, quanto a forma de abordagem, mencionaram as exposições teóricas, os trabalho em grupo, pesquisa na internet, seminário, apresentação de vídeos e slides. Faz-se necessário, portanto, que a escola e os professores organizem atividades cujo intuito seja proporcionar aos educandos um conhecimento mais abrangente sobre Meio Ambiente e Economia Solidária, de modo a fortalecer o protagonismo dos estudantes e possibilitar a reflexão e a criticidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação escolar, meio ambiente e escola solidária: o olhar de estudantes e professores da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The school is understood as an environment of socialization and sharing of knowledge, where individuals must be prepared not only for the labor market, but especially for life in society, which involves the formation of an environmental conscience, focused on the knowledge of the Nature and its environmental preservation and in the possibilities of empowerment and the promotion of active citizenship. In this scenario, the research aimed to investigate the perception of learners of a 3rd grade classroom of the Education of Young and Adults (EJA) on Environment and Solidarity Economy, as well as to analyze how teachers approach the subject. The study was conducted in a school in the municipality of Serra Branca-PB and the research instrument was the semi-structured questionnaire. It was verified that the students' understanding of the concept of the Environment is still very incipient, superficial, not consistent with what is expected regarding the preparation for the professional life and citizen action of these students. As for Solidarity Economy, the fragility in concepts and understandings is even greater. Regarding the teachers, they said that they consider it important to work on the themes mentioned above, but there is no presence of developed works in the area, as well as the way of approach, they mention the theoretical expositions, group work, internet research, seminar, video presentation And slides. It is necessary, therefore, that the school and teachers organize activities whose purpose is to provide students with a more comprehensive knowledge on the Environment and Solidarity Economy, in order to strengthen the protagonism of students and enable reflection and criticism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5355
dc.date.accessioned 2019-08-02T14:07:38Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T14:07:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education   pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Josinaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School education, environment and solidarity school: the look of students and teachers of the EJA. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Josinaldo. Educação escolar, meio ambiente e escola solidária: o olhar de estudantes e professores da EJA. 2017. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5355 pt_BR


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