DSpace/Manakin Repository

Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FEITOSA, K. S. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
dc.contributor.advisor1ID LADOSKY, M. H. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Norma Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee2 ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosa
dc.description.resumo O presente discute o tema da proficiência na habilidade de leitura e escrita entre os discentes do PROEJA da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rodolfo Santa Cruz, localizada no município de Sumé. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar quais são as dificuldades que os alunos do PROEJA, das turmas de 3ª e 4ª série sentem com relação à aprendizagem de leitura e escrita. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Como a professora da turma analisada utiliza métodos eficazes para aprimorar a aprendizagem de leitura e escrita com esses alunos?, Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, descritivo, qualitativo e com características predominantes de estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que há um esforço admirável por parte da educadora em planejar atividades relacionadas com as experiências dos educandos, levando em consideração os conhecimentos prévios deles, daí partindo para a apreensão de outros conhecimentos. Há também uma considerável participação dos educandos nesse processo, e essa motivação colabora positivamente no ensino e na aprendizagem. Sendo assim, ficou claro também que faltam maiores incentivos e apoio da coordenação desse programa, no sentido de orientar o educador, colaborar com materiais didáticos, pois a educadora por ter pouca experiência docente, ainda necessita de um olhar técnico e pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-24
dc.description.abstract The present work, discusses the subject of proficiency in reading and writing skills among the students of PROEJA of the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Rodolfo Santa Cruz, located in the municipality of Sumé. Within this context, this study has as a general objective to analyze what are the difficulties that students of PROEJA, 3rd and 4th grade classes feel about reading and writing learning. As a guiding question in this study, we ask the following question: How does the teacher of the analyzed class use effective methods to improve reading and writing learning with these students ?, Methodologically, the present study is configured as a case study, bibliographic, descriptive, qualitative And with predominant case study characteristics. As a result it can be pointed out that there is an admirable effort on the part of the educator to plan activities related to the learners' experiences, taking into account their previous knowledge, from there to the apprehension of other knowledge. There is also considerable participation of learners in this process, and this motivation positively contributes to teaching and learning. Thus, it was also clear that there is a lack of greater incentives and support from the coordination of this program, in order to guide the educator, to collaborate with didactic materials, since the educator because she has little teaching experience still needs a technical and pedagogical look. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
dc.date.accessioned 2019-08-02T14:24:09Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T14:24:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita - alunos pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Aprendizagem. pt_BR
dc.subject Reading and writing - students pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Learning. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulties encountered in the reading and writing process of youth and adult education students in a municipal school in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, kátia Simone Ramos. Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta