DSpace/Manakin Repository

Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, F. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0197340623383018 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Geórgia Batista Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, G. B. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0244224966547061 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.contributor.referee2 SALES, Luciano Leal de Moares
dc.description.resumo A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract The indissociability relationship between theory and practice occurs more intensely in the periods of internship in chemistry teaching. The importance of Supervised Curricular Internships is based on the fact that they are, in most cases, the first contact of graduates, in the role of teachers, with their future work environment. As a result, this paper presents the development of the Supervised Internship at the Chemistry Degree Course of UFCG, Cajazeiras campus, during the period 2017.2. The main objective of the study was to verify the students' perspectives and visions about the Supervised Internship curriculum component. The universe of this study was composed by students enrolled in Supervised Curricular Internship I and III, however, the research sample has 14 participants. A questionnaire was used as a data collection instrument, which was answered by the interns. As a result of this small research, it is relevant to mention that the graduates were satisfied with the teaching practice and that they are being well monitored (oriented) during the internship process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359
dc.date.accessioned 2019-08-02T15:21:44Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-08-02T15:21:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Filipe Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised curricular internship in Chemistry undergraduate program period 2017.2: perspective and visions of students regarding the curricular component. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta