DSpace/Manakin Repository

Educação de jovens e adultos: a relação entre os recursos didáticos e o aprendizado dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão, no município de Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.souza
dc.description.resumo Este trabalho intitulado por Educação de Jovens e Adultos: A relação entre os recursos didáticos e o aprendizado dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão, no município de Serra Branca – PB, foi desenvolvido em turmas da EJA da escola referida no título do trabalho, no município de Serra Branca – PB. Pretende-se destacar a importância e as contribuições que a utilização dos recursos didáticos trás para o aprendizado dos alunos. O trabalho parte de uma visão teórica sobre uma breve história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a importância do compromisso do professor da EJA e o auxílio dos recursos didáticos no processo de aprendizado dos alunos. A importância de saber diferenciar recursos didáticos de materiais didáticos. É importante que se construa no aluno da EJA interesse em permanecerem em sala de aula para concluir seus estudos, sabendo-se que na maioria dos casos os jovens e adultos voltam a escola com o objetivo de estarem aptos ao perfil exigido pelo mercado de trabalho, proporcionando para eles uma melhoria em sua qualidade de vida. Assim, neste trabalho espera-se não apenas um levantamento dos recursos didáticos existente, mas também mostrar como eles são utilizados e como eles contribuem para o aprendizado dos alunos inseridos no âmbito da pesquisa. Percebe-se que a utilização de recursos didáticos contribui muito no aprendizado dos alunos, mas não é o suficiente para eles adquirirem o conhecimento necessário. Diante de todo o desenvolvimento do trabalho nota-se que o compromisso com a Educação de Jovens e Adultos deixa muito a desejar, a maioria dos professores são encaixados nesta modalidade de ensino apenas para cumprir suas cargas horárias, fazendo com que muitos deles não cumpram totalmente com os deveres necessários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: a relação entre os recursos didáticos e o aprendizado dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão, no município de Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-13
dc.description.abstract This work titled Youth and Adult Education: The relationship between didactic resources and the learning of the students of the State School of Vasconcelos Brandão, in the municipality of Serra Branca - PB, was developed in classes of the EJA of the school referred to in the title of the In the municipality of Serra Branca - PB. It is intended to emphasize the importance and the contributions that the use of the didactic resources brings back to the students' learning. The work starts from a theoretical vision about a brief history of the Education of Young and Adults in Brazil, the importance of the commitment of the teacher of the EJA and the aid of didactic resources in the learning process of the students. The importance of knowing how to differentiate didactic resources from didactic materials. It is important to build on the EJA student interest in remaining in the classroom to complete their studies, knowing that in most cases the youth and adults return to school in order to be able to the profile required by the job market, Providing them with an improvement in their quality of life. Thus, in this work it is expected not only a survey of the existing didactic resources, but also show how they are used and how they contribute to the learning of the students inserted in the scope of the research. It is noticed that the use of didactic resources contributes a great deal to students' learning, but it is not enough for them to acquire the necessary knowledge. In the face of all the development of the work it is noted that the commitment to Youth and Adult Education leaves much to be desired, most of the teachers are embedded in this modality of teaching only to fulfill their schedules, causing many of them not to fully comply With the necessary duties. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5361
dc.date.accessioned 2019-08-02T15:37:55Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-08-02T15:37:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Joshenilda Oliveira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and adult education: the relationship between the didactic resources and the learning of the students of the Vasconcelos Brandão State School of Elementary School, in the city of Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Joshenilda Oliviera de. Educação de jovens e adultos: a relação entre os recursos didáticos e o aprendizado dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão, no município de Serra Branca-PB. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5361 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta