dc.creator.ID |
ANDRADE, Á. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3211574542060051 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Darcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
BARROS, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CÂNDIDO, G.A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O gerenciamento do conhecimento dentro das organizações como forma de reformular a
cultura organizacional, compartilhar a experiência e incrementar o aprendizado, na
busca por propostas de melhorias que alavanquem o desenvolvimento organizacional e
direcionem o planejamento estratégico é amplamente difundido por gestores, teóricos e
pesquisadores em todo o mundo. Contudo, a implantação de uma estratégia de GC
costuma provocar resistências internas devido ao seu caráter de reformulação
organizacional. O Programa Permanente de Avaliação – PPA é uma unidade
organizacional da UFCG que utiliza uma estratégia de Gestão do Conhecimento e
Aprendizagem para realizar uma auto-avaliação institucional, gerenciando o
conhecimento e planejando melhorias para a Universidade. Desta forma, foi definido o
objetivo geral desse trabalho que se constitui em descrever a estratégia de GC adotada
pelo PPA na avaliação institucional da UFCG. Para isso foi utilizado o estudo de caso
como método de pesquisa, com característica exploratória e descritiva, e em seu
delineamento a pesquisa é bibliográfica e documental. Os dados foram coletados através
de documentos do PPA e entrevista semi-estruturada e analisados de modo qualitativo.
As conclusões do estudo apontam para o excelente desempenho da GC no alcance dos
objetivos do PPA, comprovando o papel fundamental do conhecimento no
desenvolvimento organizacional e aprendizagem coletiva. Este trabalho contribuirá para
futuras pesquisas do uso da GC em universidades públicas, que não dispõe de trabalhos
suficientes, apesar de ser uma área de extrema importância para essas organizações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
|
dc.title |
Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
The management of knowledge within organizations as a way to reshape the
organizational culture, to share experience and enhance learning, in search of proposals
for improvements that leverage the organizational development and direct the strategic
planning is widely known by managers, researchers and theorists across the world.
However, the implementation of a strategy of KM often causes internal resistance due to
the character of organizational reform. The Standing Program Evaluation - SPE is an
organizational unit of UFCG that uses a strategy for Knowledge Management and
Learning to conduct an institutional self-evaluation, managing the knowledge and
planning improvements to the University. Thus was set the general objective of this
work which is to describe the strategy adopted by the KM in the institutional evaluation
of the SPE UFCG. For this we used the case study as research method, with
characteristic exploratory and descriptive, and its design is to search bibliographic and
documentary. Data were collected through the SPE documents and semi-structured
interview and analyzed so qualitatively. The study's findings point to the excellent
performance of KM in reaching the objectives of the SPE, confirming the key role of
knowledge in organizational development and collective learning. This work will
contribute to future research the use of KM in public universities, which do not have
enough work, despite being an area of extreme importance for these organizations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5376 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-02T21:23:28Z |
|
dc.date.available |
2009 |
|
dc.date.available |
2019-08-02T21:23:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Auto-avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge management |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational learning |
pt_BR |
dc.subject |
Self-evaluation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Állysson Albuquerque. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge management and organizational learning in a public university: application of institutional self-assessment at UFCG. |
|
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Állysson Albuquerque. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG. 2009. 88 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5376 |
pt_BR |