DSpace/Manakin Repository

Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, Á. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3211574542060051 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Darcon.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor-co1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee2 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
dc.contributor.referee2ID CÂNDIDO, G.A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.description.resumo O gerenciamento do conhecimento dentro das organizações como forma de reformular a cultura organizacional, compartilhar a experiência e incrementar o aprendizado, na busca por propostas de melhorias que alavanquem o desenvolvimento organizacional e direcionem o planejamento estratégico é amplamente difundido por gestores, teóricos e pesquisadores em todo o mundo. Contudo, a implantação de uma estratégia de GC costuma provocar resistências internas devido ao seu caráter de reformulação organizacional. O Programa Permanente de Avaliação – PPA é uma unidade organizacional da UFCG que utiliza uma estratégia de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem para realizar uma auto-avaliação institucional, gerenciando o conhecimento e planejando melhorias para a Universidade. Desta forma, foi definido o objetivo geral desse trabalho que se constitui em descrever a estratégia de GC adotada pelo PPA na avaliação institucional da UFCG. Para isso foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa, com característica exploratória e descritiva, e em seu delineamento a pesquisa é bibliográfica e documental. Os dados foram coletados através de documentos do PPA e entrevista semi-estruturada e analisados de modo qualitativo. As conclusões do estudo apontam para o excelente desempenho da GC no alcance dos objetivos do PPA, comprovando o papel fundamental do conhecimento no desenvolvimento organizacional e aprendizagem coletiva. Este trabalho contribuirá para futuras pesquisas do uso da GC em universidades públicas, que não dispõe de trabalhos suficientes, apesar de ser uma área de extrema importância para essas organizações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração
dc.title Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The management of knowledge within organizations as a way to reshape the organizational culture, to share experience and enhance learning, in search of proposals for improvements that leverage the organizational development and direct the strategic planning is widely known by managers, researchers and theorists across the world. However, the implementation of a strategy of KM often causes internal resistance due to the character of organizational reform. The Standing Program Evaluation - SPE is an organizational unit of UFCG that uses a strategy for Knowledge Management and Learning to conduct an institutional self-evaluation, managing the knowledge and planning improvements to the University. Thus was set the general objective of this work which is to describe the strategy adopted by the KM in the institutional evaluation of the SPE UFCG. For this we used the case study as research method, with characteristic exploratory and descriptive, and its design is to search bibliographic and documentary. Data were collected through the SPE documents and semi-structured interview and analyzed so qualitatively. The study's findings point to the excellent performance of KM in reaching the objectives of the SPE, confirming the key role of knowledge in organizational development and collective learning. This work will contribute to future research the use of KM in public universities, which do not have enough work, despite being an area of extreme importance for these organizations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5376
dc.date.accessioned 2019-08-02T21:23:28Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2019-08-02T21:23:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject Auto-avaliação pt_BR
dc.subject Knowledge management pt_BR
dc.subject Organizational learning pt_BR
dc.subject Self-evaluation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Állysson Albuquerque.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge management and organizational learning in a public university: application of institutional self-assessment at UFCG.
dc.identifier.citation ANDRADE, Állysson Albuquerque. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em uma universidade pública: aplicação da auto-avaliação institucional na UFCG. 2009. 88 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5376 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta