DSpace/Manakin Repository

Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, A. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5786012914574520 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
dc.contributor.referee1ID BARBOTIN, M. A. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7390128159622863 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo A realização deste trabalho teve como objetivo principal conhecer como se dar a relação entre Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI). Para a concretização do estudo foi utilizada uma base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005) para análise de RSI através de 9 indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada na percepção de 8 atributos relacionados a empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na empresa Antares Comunicação de Campina Grande, onde através de questionários aplicados juntos aos funcionários e entrevista semi-estruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social da empresa, assim como pesquisa documental, identificou-se as ações de RSI desenvolvidas, assim como a percepção dos funcionários sobre as mesmas, identificação do grau de concordância em relação a ROI, e análise da relação entre as mesmas. Os resultados da pesquisa mostram um alto grau de concordância, média 5,5 em relação as ações de RSI desenvolvidas pela empresa, assim como média de 4,9 para os atributos relacionados a ROI. Ainda, foi possível constatar, através da análise de correlação de Pearson, no caso estudado, que existe relação entre RSI e ROI, de maneira que esta é significativa, sendo do tipo linear positiva, quer dizer que quanto maior a percepção sobre as ações de RSI, mais positiva será ROI perante os funcionários. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR) as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract This work has the main objective of obtaining knowledge of how the relationship between Internal Social Responsibility ( ISR ) and Internal Organizational Reputation ( IOR ) takes place. In order to conclude the study, we used Pena et al. (2005) as a theoretical background, forming a basis to investigate ISR through the analysis of 9 indicators, the same used by the Ethos Institute for Business and Social Responsibility, and Lerner’s (2006) proposal in order to identify the employees’ perception about the degree of agreement with IOR, based on the perception of 8 attributes related to the company. Thus, we made an investigation at a company called Antares Comunicação de Campina Grande, where we applied a semi- structured interview with the manager of the company’s Social Responsibility Programme. We also applied a questionnaire with the employees of the company. Through this documentary research we were able to identify the ISR actions which were developed, as well as the employees’ perception of them, the identification of the agreement degree in relation to the IOR, and the analysis of the relationship between them. The analysis result show a high degree of agreement, with the average of 5.5 in relation to the ISR action developed by the company, as well as the average of 4.9 for the attributes related to the IOR. Still, it was possible to observe, through Pearson’s correlation analysis, in this case, that there is a significant positive linear relation between ISR and IOR. This all means that the greater the perception of the ISR actions, the more positive will the IOR be among the employees. Thus, according to Resource-based View (RBV), the two variables, namely, Internal Social Responsibility and Internal Organizational Reputation, can be considered sources of competitive advantage pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377
dc.date.accessioned 2019-08-02T21:34:28Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2019-08-02T21:34:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Responsabilidade social interna pt_BR
dc.subject Reputação organizacional interna pt_BR
dc.subject Visão baseada em recursos pt_BR
dc.subject Internal social responsibility pt_BR
dc.subject Reputation internal organizational pt_BR
dc.subject Resource- based view pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Angélica Carina de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Internal social responsibility practices: an analysis of Its relationship to internal organizational reputation.
dc.identifier.citation FARIAS, Angélica Carina de Andrade. Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna. 2009. 99 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta