dc.creator.ID |
FARIAS, A. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5786012914574520 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOTIN, M. A. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7390128159622863 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A realização deste trabalho teve como objetivo principal conhecer como se dar a relação entre
Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI). Para a
concretização do estudo foi utilizada uma base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005)
para análise de RSI através de 9 indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos de
Empresa e Responsabilidade Social, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a
percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada na percepção
de 8 atributos relacionados a empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na empresa
Antares Comunicação de Campina Grande, onde através de questionários aplicados juntos aos
funcionários e entrevista semi-estruturada realizada com o gestor do programa de
Responsabilidade Social da empresa, assim como pesquisa documental, identificou-se as
ações de RSI desenvolvidas, assim como a percepção dos funcionários sobre as mesmas,
identificação do grau de concordância em relação a ROI, e análise da relação entre as
mesmas. Os resultados da pesquisa mostram um alto grau de concordância, média 5,5 em
relação as ações de RSI desenvolvidas pela empresa, assim como média de 4,9 para os
atributos relacionados a ROI. Ainda, foi possível constatar, através da análise de correlação de
Pearson, no caso estudado, que existe relação entre RSI e ROI, de maneira que esta é
significativa, sendo do tipo linear positiva, quer dizer que quanto maior a percepção sobre as
ações de RSI, mais positiva será ROI perante os funcionários. Portanto, de acordo com a
Visão Baseada em Recursos (VBR) as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e
Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
This work has the main objective of obtaining knowledge of how the relationship between
Internal Social Responsibility ( ISR ) and Internal Organizational Reputation ( IOR ) takes
place. In order to conclude the study, we used Pena et al. (2005) as a theoretical background,
forming a basis to investigate ISR through the analysis of 9 indicators, the same used by the
Ethos Institute for Business and Social Responsibility, and Lerner’s (2006) proposal in order
to identify the employees’ perception about the degree of agreement with IOR, based on the
perception of 8 attributes related to the company. Thus, we made an investigation at a
company called Antares Comunicação de Campina Grande, where we applied a semi-
structured interview with the manager of the company’s Social Responsibility Programme.
We also applied a questionnaire with the employees of the company. Through this
documentary research we were able to identify the ISR actions which were developed, as well
as the employees’ perception of them, the identification of the agreement degree in relation to
the IOR, and the analysis of the relationship between them. The analysis result show a high
degree of agreement, with the average of 5.5 in relation to the ISR action developed by the
company, as well as the average of 4.9 for the attributes related to the IOR. Still, it was
possible to observe, through Pearson’s correlation analysis, in this case, that there is a
significant positive linear relation between ISR and IOR. This all means that the greater the
perception of the ISR actions, the more positive will the IOR be among the employees. Thus,
according to Resource-based View (RBV), the two variables, namely, Internal Social
Responsibility and Internal Organizational Reputation, can be considered sources of
competitive advantage |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-02T21:34:28Z |
|
dc.date.available |
2009 |
|
dc.date.available |
2019-08-02T21:34:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social interna |
pt_BR |
dc.subject |
Reputação organizacional interna |
pt_BR |
dc.subject |
Visão baseada em recursos |
pt_BR |
dc.subject |
Internal social responsibility |
pt_BR |
dc.subject |
Reputation internal organizational |
pt_BR |
dc.subject |
Resource- based view |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Angélica Carina de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Internal social responsibility practices: an analysis of Its relationship to internal organizational reputation. |
|
dc.identifier.citation |
FARIAS, Angélica Carina de Andrade. Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna. 2009. 99 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377 |
pt_BR |