dc.creator.ID |
ARAÚJO, G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CÂNDIDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Darcon. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de
autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram
cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas
utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e
terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a
pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de
autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas
que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os
dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da
percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as
predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a
ameaça dos produtos substitutos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.description.abstract |
This research essentially aimed to speculate about the competitive structure of the retailer
sector related to automotive parts in Campina Grande in the manager’s perception. To achieve
this main objective, three specific objectives were necessary to follow: first, to identify the
competitive strategies used by the companies; second, to know the competitive forces
involved in the sector; and third, to recognize the predominant forces in the sector. In relation
to the methodology, we classify it as explanatory and descriptive, whose sample was the
retailer commerce of automotive parts for light vehicles in Campina Grande. Among 15
companies concerned in the research, we received responses from 13 of them. Through a
questionnaire, we asked the managers about their perception of the competitive forces acting
in the sector, and we concluded that the most important ones are: the rivalry between the
companies, the clients’ power in trade and the menace of the replaceable products. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-03T03:12:46Z |
|
dc.date.available |
2008 |
|
dc.date.available |
2019-08-03T03:12:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Concorrência |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente competitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Setor de autopeças |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Competition |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive environment |
pt_BR |
dc.subject |
Sector of automotive parts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Germano Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande. |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398 |
pt_BR |