DSpace/Manakin Repository

A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
dc.contributor.referee1ID CÂNDIDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Darcon.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract This research essentially aimed to speculate about the competitive structure of the retailer sector related to automotive parts in Campina Grande in the manager’s perception. To achieve this main objective, three specific objectives were necessary to follow: first, to identify the competitive strategies used by the companies; second, to know the competitive forces involved in the sector; and third, to recognize the predominant forces in the sector. In relation to the methodology, we classify it as explanatory and descriptive, whose sample was the retailer commerce of automotive parts for light vehicles in Campina Grande. Among 15 companies concerned in the research, we received responses from 13 of them. Through a questionnaire, we asked the managers about their perception of the competitive forces acting in the sector, and we concluded that the most important ones are: the rivalry between the companies, the clients’ power in trade and the menace of the replaceable products. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
dc.date.accessioned 2019-08-03T03:12:46Z
dc.date.available 2008
dc.date.available 2019-08-03T03:12:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégia competitiva pt_BR
dc.subject Concorrência pt_BR
dc.subject Ambiente competitivo pt_BR
dc.subject Setor de autopeças pt_BR
dc.subject Competitive strategy pt_BR
dc.subject Competition pt_BR
dc.subject Competitive environment pt_BR
dc.subject Sector of automotive parts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Germano Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande.
dc.identifier.citation ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta