DSpace/Manakin Repository

Comunicação e tomada de decisão nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, P. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee2 MORAIS, Mayvonne Coelho de.
dc.contributor.referee2ID MORAIS, M. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9184376750870632 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a questão da comunicação dentro de organizações e empresas, bem como a relação derivada deste processo na hierarquia organizacional avaliando a micro- empresa Zezinho Eletrônica e Armarinho, situada no município de Queimadas, no estado da Paraíba, buscando demonstrar como a comunicação e a informação auxiliam no processo de interação entre os funcionários e os patrões, evidenciando a qualidade que este processo interativo possui assim como os defeitos que o mesmo possui, bem como mostrar os agentes efetivos desse processo, os decisórios, e como os mesmos filtram as informações para tomar decisões. Os dados desse estudo de caso foram coletados através da aplicação de questionários com os funcionários da referida empresa e tratados de forma qualitativa, sendo, portanto, exploratória e descritiva. As análises indicam que é necessária a implantação de estratégias de comunicação tanto externa com internamente na empresa objeto de estudo, a fim de facilitar a tomada de decisão e ter acesso às oportunidades de negócios que atenda as necessidades da empresa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Comunicação e tomada de decisão nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The present work approaches the subject of the communication inside of organizations and companies, as well as the derived relationship of this process in the hierarchy organizational evaluating the personal computer-company Zezinho Eletrônica and Armarinho, placed in the Queimadas municipal district, in the state of Paraíba, looking for to demonstrate as the communication and the information aids in the interaction process between the employees and the bosses, evidencing the quality that this interactive process possesses as well as the defects that the same possesses, as well as to show the effective agents of that process, the decisors, and as the same ones they filter the information to take decisions. The data of that case study were collected through the application of questionnaires with the employees of the referred company and agreements in a qualitative way, being, therefore, exploratory and descriptive. The analyses indicate that is so much necessary the implantation of communication strategies external with internamente in the company study object, in order to facilitate the taking of decision and to have access to the opportunities of business that he/she assists the needs of the company. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5404
dc.date.accessioned 2019-08-03T04:15:08Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2019-08-03T04:15:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Informação pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Information pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Patrícia Monteiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Communication and decision making in small and medium enterprises: a case study.
dc.identifier.citation RAMOS, Patrícia Monteiro. Comunicação e tomada de decisão nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso. 2009. 89 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5404 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta