Repositorio Dspace/Manakin

Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID COSTA, R. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4961667708371841 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Darcon.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEAL, Francisco Nery.
dc.contributor.referee2ID LEAL, F. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.description.resumo A consciência sócio-ambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pelas empresas do setor de confecções de Campina Grande, a partir de um estudo realizado na CoopNatural. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract The socio-environmental awareness has created significant marketing opportunities for the creation of new business. Because of this business has adopted the environmental and social strategic planning, but they have found difficulties in identifying a strategy that meets their needs according to its contingency, demonstrating itself pessimistic in relation to environmental investments. The paper proposes the analysis of environmental positioning strategies adopted by companies in the sector of clothing from Campina Grande, from a study in CoopNatural. As the methodology was carried out a search of character exploratory, descriptive and qualitative, using a semi- structured interview as the primary means of survey data. The results showed that the companies that make up this sector, was able to incorporate an image of social and ecological responsibility, which links the organizational practices to the final product, and environmental investments that can generate economic returns, and become important sources of competitive advantage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
dc.date.accessioned 2019-08-03T04:41:25Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2019-08-03T04:41:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Gestão estratégica pt_BR
dc.subject Posicionamento ambiental estratégico pt_BR
dc.subject Environmental management pt_BR
dc.subject Strategic management pt_BR
dc.subject Environmental strategic positioning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Rafael Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic environmental positioning: the case of Coopnatural.
dc.identifier.citation COSTA, Rafael Gomes da. Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. 2009. 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Dispnível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta