dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039147124750297 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Leal, Francisco Nery |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LEAL, F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Maria das Graças Lucena |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOSA, M. G. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, José Sebastião |
|
dc.contributor.referee2ID |
ROCHA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3154991568312722 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho é resultado do Estágio Supervisionado realizado pelo aluno Sílvio
Cézar Leôncio de Medeiros Nápoles, regularmente matriculado no Curso de
Administração, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com a
matrícula de número 29923054, produzido na Farmácia dos Pobres Ltda, para atender
às exigências curriculares, segundo determinação do Conselho Federal de Educação,
através da portaria nº 237, de 02 / 08 / 1966, para a obtenção do Diploma de Bacharel
em Administração.
O presente estudo foi realizado na área de Marketing de Serviços, tendo como
orientador o Professor Mestre MBA Francisco Nery Leal, e como co-orientadora a
Professora Mestra Maria das Graças Lucena Barbosa, durante o período letivo de
2003.2 da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, instituição da qual os
professores orientadores e o aluno fazem parte.
Na empresa, as atividades foram acompanhadas pelos Srs. Jean Araújo e Maria
do Socorro Santos, Supervisor de Operações e Supervisora Administrativa e
Financeira, respectivamente.
A escolha em desenvolver esse trabalho na área de Marketing de Serviços,
deve-se à nova relação de consumo proporcionada pela Lei nº 9.787 – Lei dos
Genéricos, que abriu o mercado de medicamentos no Brasil à concorrência da
industria farmacêutica, fazendo assim, que muitas estratégias fossem desenvolvidas,
algumas pelo governo federal e seus órgãos de fiscalização: Agência Nacional de
Vigilância Sanitária – Anvisa, e pelo Conselho Federal de Farmácia – C.F.F, outras
por laboratórios de menor porte, para que as frações do mercado de medicamentos,
antes monopolizadas por um pequeno número de laboratórios, tivessem
oportunidades para toda a sociedade, consumidores, fabricantes, estabelecimentos
comerciais, etc. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre o grau de aceitação dos medicamentos genéricos: o caso da clientela da Farmácia dos Pobres. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004-04 |
|
dc.description.abstract |
This work is the result of the Supervised Internship performed by the student Sílvio
Cézar Leôncio de Medeiros Naples, regularly enrolled in the
Federal University of Campina Grande - UFCG, with the
registration number 29923054, produced at Pharmacy dos Pobres Ltda, to meet the needs of
curricular requirements, as determined by the Federal Council of Education,
through Ordinance No. 237 of 02/08/1966, to obtain the Bachelor Diploma
in Administration.
The present study was conducted in the area of Services Marketing, having as
mentor Master MBA Professor Francisco Nery Leal, and as co-advisor to
Master Teacher Maria das Gracias Lucena Barbosa, during the term of
Federal University of Campina Grande - UFCG, an institution of which the
mentor teachers and student are part.
At the company, the activities were accompanied by Messrs. Jean Araújo and Maria
Santos, Operations Supervisor and Administrative Supervisor and
Financial, respectively.
The choice to develop this work in the area of Service Marketing,
due to the new consumption ratio provided by Law No. 9,787 - Law of
Generics, which opened the drug market in Brazil to competition from
pharmaceutical industry, so that many strategies were developed,
some by the federal government and its oversight bodies: National Agency for
Health Surveillance - Anvisa, and the Federal Pharmacy Council - C.F.F, others
smaller laboratories, so that the fractions of the drug market,
previously monopolized by a small number of laboratories, had
opportunities for society as a whole, consumers, manufacturers, establishments
commercial, etc. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5440 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-05T15:26:08Z |
|
dc.date.available |
2019-08-05 |
|
dc.date.available |
2019-08-05T15:26:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Concorrência Farmacêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidores |
pt_BR |
dc.subject |
baixa renda |
pt_BR |
dc.subject |
medicamentos genéricos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÁPOLES, Sílvio Cézar Leôncio de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on the degree of acceptance of generic drugs: the case of the Pharmacy of the Poor clientele. |
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dc.identifier.citation |
NÁPOLES, Sílvio Cézar Leôncio de Medeiros. Estudo sobre o grau de aceitação dos medicamentos genéricos: o caso da clientela da Farmácia dos Pobres. 2004. 95 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5440 |
pt_BR |