dc.creator.ID |
SANTOS, C. F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, A. S. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GONÇALVES, Helen Silva |
|
dc.contributor.referee2ID |
GONÇALVES, Helen Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4938224859469937 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de globalização da economia força as empresas a incluírem em suas
estratégias métodos de trabalho, que agreguem um valor superior na visão de seus clientes,
diferenciando-as da concorrência, através de esforços de integração e colaboração das partes
envolvidas, visando manterem-se competitivas no mercado.
As mudanças tecnológicas, as quebras de fronteiras comerciais, as exigências dos
consumidores, dentre outros, tornaram-se fatores fundamentais para a elaboração de
estratégias que melhor se adaptem às mudanças constantes nos mercados. No caso do
mercado de cimentos, é imprescindível um sistema eficiente de distribuição que otimize os
prazos de entrega através de menor custo possível.
Um serviço eficaz na visão do cliente não é obtido através apenas da eficiência nos
processos internos de trabalho, mas também por meio de um sistema de distribuição
eficiente, que permita a entrega dos produtos quando, onde e nas condições que os clientes
desejam.
Nessa dimensão competitiva, o sistema de distribuição envolve não só as atividades
logísticas internas mas também outras atividades que gerem valor para o cliente, de forma
integrada, saindo do enfoque apenas operacional para um gerenciamento estratégico.
Tendo em vista a importância do sistema de distribuição no desenvolvimento
econômico das empresas, em especial a empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina
Grande, esse estudo pretende identificar e descrever a integração das atividades de
distribuição e de marketing realizadas pela empresa – alvo, para que esta possa avaliar o
desempenho de suas atividades, e assim possa maximizar sua competitividade e
conseqüentemente seu crescimento, pelo melhor gerenciamento dos recursos logísticos e de
marketing.
Abrangendo todas as atividades e baseando-se nos padrões de mercado, a pesquisa
buscará formalizar o conceito segmentado de redes de distribuição. Será uma tentativa de
mensurar a integração das atividades que auxiliam no desenvolvimento do sistema de
distribuição, visando reduzir as não-conformidades e criar estratégias de distribuição como
diferencial competitivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico do sistema de distribuição da empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina Grande/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.description.abstract |
The process of economic globalization forces companies to include in their
strategies work methods that add superior value to your customers' vision,
differentiate them from the competition through efforts of integration and collaboration of the
involved in order to remain competitive in the market.
Technological changes, the breakdown of trade boundaries, the demands of
among others, have become fundamental factors for the elaboration of
strategies that best adapt to constant changes in the markets. In case of
In the cement market, an efficient distribution system that
delivery times through lowest possible cost.
Effective customer service is not only achieved through efficiency in
internal work processes but also through a distribution system
enabling products to be delivered when, where and under the conditions that customers
wish.
In this competitive dimension, the distribution system involves not only the activities
internal logistics but also other activities that generate value for the customer, so as to
from operational-only to strategic management.
In view of the importance of the distribution system in the development of
economic growth, especially Itapessoca Agro-Industrial S / A - Campina
Large, this study aims to identify and describe the integration of the activities of
distribution and marketing activities carried out by the target company so that it can assess the
performance of their activities, so as to maximize their competitiveness and
consequently its growth through better management of logistics resources and
marketing.
Covering all activities and based on industry standards, research
seek to formalize the segmented concept of distribution networks. It will be an attempt to
measure the integration of activities that assist in the development of the
reduce nonconformities and create distribution strategies
competitive differential. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5443 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-05T16:09:19Z |
|
dc.date.available |
2019-08-05 |
|
dc.date.available |
2019-08-05T16:09:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de distribuição |
pt_BR |
dc.subject |
gerenciamento de sistema |
pt_BR |
dc.subject |
System management |
|
dc.subject |
Distribution system |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Charles F. A. dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of the distribution system of Itapessoca Agro-Industrial S/A - Campina Grande/PB. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Charles F. A. dos. Diagnóstico do sistema de distribuição da empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina Grande/PB. 2004. 102 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5443 |
pt_BR |