DSpace/Manakin Repository

Educação sustentável de agricultores participantes na modalidade de EJA, São Bentinho – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4829228829256278 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Aline Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332107317093873 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Rubênia de Oliveira.
dc.contributor.advisor-co1ID COSTA, R.O. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.referee2 JAPIASSÚ, André.
dc.description.resumo O avanço tecnológico, as intervenções na forma de consumo e produção, tem gerado grandes transformações no campo e na cidade. O modelo de desenvolvimento pautado pela revolução verde e industrial, tem feito pesquisadores, professores, estudantes e ambientalistas debater os impactos negativos causados ao meio ambiente. Paralelo a isso, temos o meio rural que durante anos foi visto como lugar de atraso, impulsionado inclusive pela própria educação, contribuindo ainda mais para o êxodo rural. Uma nova proposta de educação, voltada para a sustentabilidade tem permitido a mobilização consistente dos movimento sociais. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar a educação sustentável de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos do município de São Bentinho – PB. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa bibliográfica, posteriormente aplicação de um questionário estruturado aos estudantes que possuem vínculo direto ou indireto com o campo. Foi identificado durante a pesquisa o perfil social e organizacional, perfil produtivo, perfil de práticas agrícolas e perfil de percepção ambiental. Conclui-se que o nível de sustentabilidade é intermediário, que os estudantes compreendem a importância do debate e a responsabilidade de todos no processo de sustentabilidade ambiental, bem como é necessário reformular currículo da EJA com aulas e práticas contextualizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agronomia.
dc.subject.cnpq Educação.
dc.title Educação sustentável de agricultores participantes na modalidade de EJA, São Bentinho – PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-10-24
dc.description.abstract The technological advance, the interventions in the form of consumption and production, have generated great transformations in the field and in the city. The development model guided by the green and industrial revolution has made researchers, teachers, students and environmentalists discuss the negative impacts caused to the environment. Parallel to this, we have the rural environment that for years was seen as a place of delay, driven even by education itself, contributing even more to the rural exodus. A new education proposal, focused on sustainability has allowed the consistent mobilization of social movements. With this, the objective of this work is to analyze the sustainable education of students of the modality of education of young people and adults of the municipality of São Bentinho - PB. In this sense, a bibliographical research was carried out, after which a structured questionnaire was applied to students who have a direct or indirect link with the field. It was identified during the research the social and organizational profile, productive profile, profile of agricultural practices and profile of environmental perception. It is concluded that the level of sustainability is intermediate, that students understand the importance of the debate and the responsibility of all in the process of environmental sustainability, as well as it is necessary to reformulate the EJA curriculum with contextualized classes and practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5458
dc.date.accessioned 2019-08-06T12:34:43Z
dc.date.available 2019-08-06
dc.date.available 2019-08-06T12:34:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.subject family farming pt_BR
dc.subject Agricultura sustentável pt_BR
dc.subject sustainable agriculture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Raimundo Jackson Nogueira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sustainable education of farmers participating in the EJA modality, São Bentinho - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Raimundo Jackson Nogueira da. Educação sustentável de agricultores participantes na modalidade de EJA, São Bentinho – PB. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta