DSpace/Manakin Repository

A construção da identidade docente do professor da educação infantil no processo de formação no curso de pedagogia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5490808424259226 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Este trabalho teve como propósito analisar a construção da identidade docente do professor da educação infantil entre os estudantes do curso de Pedagogia, CFP/UFCG. A pesquisa,de cunho qualitativo, foi realizada com seis estudantes concluintes do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, do tipo semiestruturada. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir de técnicas do método de análise de conteúdo, desenvolvido na perspectiva de Laurence Bardin (1997). Os resultados desta pesquisa nos apontam que os estudantes consideram a identidade docente como um processo que construímos ao longo da vida, no decorrer da nossa formação, a partir das relações individuais e coletivas que empreendemos no nosso cotidiano, dentro do curso e para além dele, enfim, a identidade docente é constituída no dia a dia, na prática diária, durante as experiências vividas. Verificou-se também que os principais desafios enfrentados pelos estudantes no curso se referem à relação teoria e prática, universidade X escola, desvalorização social da profissão docente e algumas questões que precisam ser tratadas na educação infantil, dentre elas: diversidade, gênero e sexualidade. Considera-se que o professor é uma importante base na construção da personalidade humana, o formador do saber e fundamental na formação de todos os profissionais; necessita, então, ter formação qualificada, como também reconhecimento social e valorização econômica da profissão. Assim, esses elementos destacados contribuem para a sua formação pessoal e profissional e a construção da sua identidade docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A construção da identidade docente do professor da educação infantil no processo de formação no curso de pedagogia. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract The purpose of this work was to analyze the construction of the teaching identity of the teacher of the early childhood education among the students of the Pedagogy course, CFP / UFCG. The qualitative research was carried out with six final students of the Pedagogy course of the Training Center of Teachers of the Federal University of Campina Grande, Campus of Cajazeiras-PB and had as instrument of data collection the individual interview, of the semi-structured type. The collected data were organized and analyzed using techniques of the method of content analysis, developed from the perspective of Laurence Bardin (1997). The results of this research show us that students consider the teaching identity as a process that we build throughout our lives, during our formation, from the individual and collective relationships we undertake in our daily life, within the course and beyond. Finally, the teaching identity is constituted daily, in daily practice, during the lived experiences. It was also verified that the main challenges faced by the students in the course refer to the relationship theory and practice, university X school, social devaluation of the teaching profession and some issues that need to be addressed in children's education, among them: diversity, gender and sexuality. It is considered that the teacher is an important base in the construction of the human personality, the formador of the knowledge and fundamental in the formation of all the professionals; It needs to have qualified training, as well as social recognition and economic valuation of the profession. Thus, these outstanding elements contribute to their personal and professional formation and the construction of their teaching identity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5472
dc.date.accessioned 2019-08-06T16:12:10Z
dc.date.available 2019-08-06
dc.date.available 2019-08-06T16:12:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Professor - construção da personalidade pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teaching Identity pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Teacher - personality building pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Idarlene dos santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the teacher identity of the preschool teacher in the process of formation in the pedagogy course. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Idarlene dos Santos. A construção da identidade docente do professor da educação infantil no processo de formação no curso de pedagogia. 2017. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta