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Formação, trabalho e dilemas da profissão docente.

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dc.creator.ID MANGUEIRA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8703183550772323 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Este estudo monográfico sobre a Formação, Trabalho e Dilemas da Profissão Docente, foi realizado na cidade de Cajazeiras – PB. Tendo como propósito o seguinte objetivo geral: Analisar a formação, trabalho, e dilemas da profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental; e objetivos específicos: discutir as concepções da formação docente e suas exigências na contemporaneidade; refletir o trabalho docente e sua relevância no processo de construção do conhecimento e investigar os dilemas da profissão docente no exercício profissional. A escolha desse tema surgiu em decorrência da sua relevância nos estudos, debates, e pesquisas no século XXI, além do meu interesse em aprofundar essa discussão. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Esteve (1995), Pimenta (1998), Perrenoud (2000), Ramalho (2004), Imbernón (2006), Nóvoa (2007), Tardif e Lessard (2009), Charlot (2013), entre outros. Para compreender o trabalho docente é necessário investigar e refletir: Quais as concepções de formação inicial e contínua? Quais as causas da desvalorização da profissão docente? Quais as dificuldades enfrentadas na profissão docente? E quais as implicações da precarização do trabalho docente na profissão? O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que buscou proporcionar uma maior familiaridade com o objeto de estudo, tendo como ponto de partida um levantamento bibliográfico. Na coleta de dados foi aplicada como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por dez questões relacionadas ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pode-se concluir que à atividade desempenhada pelos professores exigem cada vez mais profissionais competentes, responsáveis e comprometidos com sua profissão. Os dados demonstram que os docentes consideram que o professor deve estar em constante formação, defendendo assim, a necessidade de investir em formações contínuas, de modo que oportunizem o crescimento profissional e que melhore o ensino-aprendizagem, no intuito de atender as demandas e as pressões que o cotidiano escolar impõe. Todavia, destacam também, que é importante enfatizar na sociedade o trabalho docente tal como ele é, com suas implicações e atuações, a área docente tem que saber lidar e se posicionar em relação aos dilemas dessa profissão, entre eles pode-se ressaltar: o enfrentamento contra a desvalorização da profissão, baixos salários, desmotivação e o novo perfil de alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, trabalho e dilemas da profissão docente. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-01
dc.description.abstract This monographic study of Trainning, Work and Dilemmas of the Teaching Profession, was held in the city of Cajazeiras - PB. Having as purpose the following general objective: To analyze the formation, working, and dilemmas of the teaching profession; and specific objectives: to discuss the conceptions of teacher education and its demands in contemporary society; reflect the teaching and its relevance in the knowledge construction process and investigate the dilemmas of the teaching profession in professional practice. The choice of this theme emerged as a result of its relevance in the studies, debates, and researches in the twenty-first century, in addition to my interest in furthering this discussion. To support this argument I used as a theoretical basis the contribution of the following authors: Esteve (1995), Pimenta (1998), Perrenoud (2000), Ramalho (2004), Imbernon (2006), Nóvoa (2007), Tardif and Lessard (2009), Charlot (2013), among others. To understand the teaching work is necessary to investigate and think: What are the initial and continuing training concepts? What causes devaluation of the teaching profession? What are the difficulties faced in the teaching profession? And what are the implications of the precariousness of teaching in the profession? The approach used in this study was a qualitative study of exploratory type, which sought to provide greater familiarity with the subject matter, taking as its starting point a literature review. In data collection was used a semi-structured interview as a tool that consists by ten questions related to the topic. The study subjects were five teachers in the early years of elementary school. The data were analyzed in a qualitative approach. It can be concluded that the activity performed by teachers are increasingly demanding competent professionals, responsible and committed to their profession. The data show that teachers consider that the teacher must be in constant training and advocating the need to invest in continuing education in order to give the opportunity for professional growth and improve teaching and learning in order to meet the demands and pressures that the school routine imposes. However, stand out too, which is important to emphasize in society the teaching profession as it is, with its implications and performances, the teaching area have to know how to deal and position in relation to the dilemmas of the profession, among them can be pointed out: the confrontation with the devaluation of the profession, low salaries, lack of motivation and the new profile of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5474
dc.date.accessioned 2019-08-06T16:40:52Z
dc.date.available 2019-08-06
dc.date.available 2019-08-06T16:40:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professores - formação pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Professores - dilemas da profissão pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teachers - training pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject Teachers - Profession Dilemmas pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MANGUEIRA, Jainara da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training, work and dilemmas of the teaching profession. pt_BR
dc.identifier.citation MANGUEIRA, Janaira da Silva. Formação, trabalho e dilemas da profissão docente. 2015. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


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