DSpace/Manakin Repository

Representação e formação política de jovens por meio do grêmio estudantil da Escola Senador José Gaudêncio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINTO, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita da Cruz.
dc.contributor.referee2 ANTONINO, Rafael Maracajá.
dc.description.resumo O fenômeno da participação política, especialmente entre jovens, é algo antigo na sociedade brasileira. Porém, de pouca ocorrência ou visibilidade. Assim, este trabalho pretende refletir sobre este fenômeno especificamente por meio da atuação e participação juvenil em Grêmio Estudantil na Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca- PB. Este trabalho justifica-se a partir da compreensão de que sendo o aluno um dos, senão o principal, protagonista da comunidade escolar, ele é fundamental para a realização de ações pedagógicas dentro e fora da escola. Logo, temos o Grêmio Estudantil, em Serra Branca, estado da Paraíba, uma instância representativa do corpo discente da escola, como um possível instrumento de reflexão e ação dos alunos frente às problemáticas que os cercam. Assim, este trabalho tem como objetivo geral Identificar a ocorrência de participação estudantil na dinâmica escolar por meio do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca-PB. Além de Apontar a relevância de uma representatividade política no âmbito escolar; Identificar a representação social dos estudantes, especificamente do Curso Médio, sobre a influência do Grêmio Estudantil nos debates escolares; Apontar como os gremistas se posicionam frente as lutas dos estudantes pela melhoria do ensino, para pôr em prática suas opiniões e ideias voltadas a um melhor espaço de convivência e participação; Verificar a contribuição do Grêmio Estudantil para a formação cidadã e participativa; Desta forma, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa do tipo Descritiva, com abordagem qualitativa, utilização de técnica de questionário para coletas de dados. Como resultados podemos indicar que a representatividade estudantil não consiste apenas por implementar decisões políticas já tomadas de superiores, mas que na prática produz decisões relacionadas à própria escola e a integração entre alunos, direção e professores como um todo, corroborando para a formação de cidadãos críticos e atuantes politicamente em sua comunidade, cidade e país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Representação e formação política de jovens por meio do grêmio estudantil da Escola Senador José Gaudêncio. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-12
dc.description.abstract The phenomenon of political participation, especially among young people, is something old in Brazilian society. Nonetheless, of little occurrence or visibility. Therefore, this work intends to reflect on this phenomenon specifically through the performance and youth participation in the Student Guild at the Senator José Gaudêncio High School, located at Serra Branca County - PB. This work is justified by the understanding that, since the student is one of the main protagonists of the school community, it is fundamental to carry out pedagogical actions both inside and outside the school. Consequently, we have the Student Guild, in Serra Branca, state of Paraíba, a representative instace of the student body of the school, as a possible instrument of reflection and action of the students against the problems that surround them. Besides pointing out the relevance of a political representation in the school context; To identify the social representation of the students, specifically of the Medium Course, on the influence of the Student Guild in the school debates; To point out how the Gremists stand in front of the students' struggles to improve teaching, to put into practice their opinions and ideas aimed to a better space of coexistence and participation; To check the contribution of the Student Group to the participative and citizen formation ; In this way, this work is characterized as a descriptive type research, with a qualitative approach, using a questionnaire technique for data collection. As results we can indicate that student representativeness does not only consist of implementing political decisions already taken by superiors, but that in practice produces decisions related to the school itself and the integration among students, management and teachers as a whole thing, corroborating the formation of critical citizens and politically active in their community, city and country. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5477
dc.date.accessioned 2019-08-06T17:47:17Z
dc.date.available 2019-08-06
dc.date.available 2019-08-06T17:47:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Organização estudantil pt_BR
dc.subject Participação política estudantil pt_BR
dc.subject Grêmio Estudantil da Escola Senador José Gaudêncio pt_BR
dc.subject Jovens e política pt_BR
dc.subject Formação política pt_BR
dc.subject Student Organization pt_BR
dc.subject Student Political Participation pt_BR
dc.subject Senator José Gaudêncio School Student Guild pt_BR
dc.subject Youth and politics pt_BR
dc.subject Political formation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Felipe Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Representation and political formation of young people through the student council of the Senator José Gaudêncio School. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Felipe Cavalcante. Representação e formação política de jovens por meio do grêmio estudantil da Escola Senador José Gaudêncio. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5477 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta