DSpace/Manakin Repository

Recomendação pedagógica para melhoria da aprendizagem em redações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4920719038608227 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
dc.contributor.advisor1ID PINTO, I. I. B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 pt_BR
dc.description.resumo A modalidade de educação online tem crescido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, transformando-se em uma opção viável tanto àqueles que não dispõem de tempo para trabalhar a sua formação acadêmica na forma presencial quanto àqueles que desejam complementá-la. Há também os que buscam ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e utilizam esta modalidade de ensino para complementar os estudos, objetivando sanar lacunas deixadas pela formação escolar. O ENEM é composto por questões objetivas (subdivididas em 4 grandes áreas: Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências Humanas; e Ciências Naturais) e a questão subjetiva (redação). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 50% dos candidatos que fizeram a prova do ENEM em 2014 obtiveram desempenho abaixo de 500 pontos na redação. Esta pesquisa utilizará recomendações pedagógicas baseadas no gênero textual utilizado pelo ENEM, visando prover uma melhoria na escrita da redação dissertativa. Para tanto, foi utilizado, como ferramenta experimental, o ambiente online de aprendizagem MeuTutor. O ambiente possui um módulo de escrita de redação, no qual é utilizada para correção dos textos elaborados pelos alunos, a metodologia de avaliação por pares, cujo pesquisas mostram que os resultados avaliativos são significativos e bastante similares aos obtidos por professores especialistas. Entretanto, apenas apresentar a pontuação da redação por si só, não garante a melhora da produção textual do aluno avaliado. Desta forma, visando um ganho em performance na produção da redação, foi adicionado ao MeuTutor um módulo de recomendação pedagógica baseado em 19 perfis resultados do uso de algoritmos de mineração de dados (DBScan e Kmeans) nos microdados do ENEM 2012 disponibilizado pelo MEC. Estes perfis foram agrupados em 6 blocos que possuíam um conjunto de tarefas nas áreas de escrita, gramática e coerências e concordância textual. A validação destas recomendações foi feita em um experimento de 3 ciclos, onde em cada ciclo o aluno: escreve a redação; avalia os seus pares; realiza a recomendação pedagógica que foi recebida. A partir da análise estatística destes dados, foi possível constatar que o modelo estratégico de recomendação utilizado nesta pesquisa, possibilitou um ganho mensurável na qualidade da produção textual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Exatas e da Terra. pt_BR
dc.title Recomendação pedagógica para melhoria da aprendizagem em redações. pt_BR
dc.date.issued 2015-08-24
dc.description.abstract Online education has grown significantly in recent years throughout the world, becoming a viable option for those who don’t have the time to pursuit traditional technical training or academic degree. In Brazil, people seek to enter higher education through the National Secondary Education Examination (ENEM) and use online education to complement their studies, aiming to remedy gaps in their school formation. The ENEM consists of objective questions (divided into 4 main areas: languages and codes; Mathematics; Social Sciences, and Natural Sciences), and the subjective questions (the essay). According to the Brazilian Department of Education (MEC), more than 50% of the candidates who took the test (ENEM) in 2014, obtained performance below 500 points (out of a 1000 maximum points) for their essays. This research uses educational recommendations based on the five official correction criteria for the ENEM essays, to improve writing. Thus, this research used an experimental tool in an online learning environment called MeuTutor. The mentioned learning environment has an essay writing/correction module. The correction module uses peer evaluation techniques, for which researches show that the results are, significantly, similar to those obtained by specialists’ correction. However, to simply display the scores for the criteria does not guarantee an improvement in students’ writing. Thus, to promote that, an educational recommendation module was added to MeuTutor. It is based on 19 profiles obtained mining data from the 2012 ENEM. It uses the algorithms DBSCAN and K-Means, and grouped the profiles into six blocks, to which a set of tasks were associated to the areas of writing, grammar and coherence, and textual agreement. The validation of these recommendations was made in an experiment with three cycles, where students should: (1) write the essay; (2) evaluate their peers; (3) perform the pedagogical recommendations received. From the analysis of these data, it was found that the strategic model of recommendation used in this study, enabled a measurable gain in quality of textual production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/550
dc.date.accessioned 2018-05-02T13:28:09Z
dc.date.available 2018-05-02
dc.date.available 2018-05-02T13:28:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Redação pt_BR
dc.subject Recomendação Pedagógica pt_BR
dc.subject Education Data Mining pt_BR
dc.subject Ambiente Virtual de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação por pares pt_BR
dc.subject Redação dissertativa pt_BR
dc.subject Meu Tutor - Ambiente Online pt_BR
dc.subject Algoritmos de mineração de dados pt_BR
dc.subject DBScan e Kmeans pt_BR
dc.subject Análise estatística de dados pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Danilo Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical recommendation to improve learning in essays. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Danilo Abreu. Recomendação pedagógica para melhoria da aprendizagem em redações. 2015. 107f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/550 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta