DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1120909440085953 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Nalba Lúcia da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigues
dc.description.resumo A desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2015-02-12
dc.description.abstract The devaluation of the environment is a consequence the relationship of humans with nature, and it can be explained by the lack of approaches in school contents of this subject, since it is extremely important talk about the environmental issues, it being developed in both environments non-formal and formal education, that is, associations, rural settlements and also in classrooms to check raising awareness critically of social subjects. In this perspective, the research entitled "Environmental Education in the Teaching of Geography in the Context Paraiba Cariri", has the overall aim to verify how the environmental education is being developed in the teaching of Geography in the School Canon João Marques Pereira - Serra Branca. In this research, it were used assumptions of descriptive qualitative research. Thus, the first phase of research was done a literature review and in the second phase of field research was conducted. Due to what was seen during this study, it was found that the environmental issue in education of Geography are worked across the board, however, is still insufficient because it is an isolated, individual and fragmented work by some teachers. The PCN’s despite their working guidelines on environmental education are still not being consulted by teachers, since some of them are not even unaware of their guidelines. It was identified that the way it has been crafted theme in school is still far from playing its role of awareness of students and create an environmentally healthy posture. The survey results show that the school researched, needs to advance to develop an educational practice in context and interdisciplinary way between the Geography discipline and other ones so that it could contribute to is a significant teaching and the development of a critical and reflective EA, also contributing to the awareness of the subject of teaching and learning of environmental issues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
dc.date.accessioned 2019-08-07T18:09:08Z
dc.date.available 2019-08-07
dc.date.available 2019-08-07T18:09:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in the context of geography education in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta