DSpace/Manakin Repository

O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9598748512288563 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, José Luiz.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.silva
dc.description.resumo O Clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica muito interessante quando se busca situações de ensino interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o propósito deste trabalho é mostrar a importância de se implementar um Clube de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas do Campo, descrevendo e refletindo sobre uma implementação que vem sendo realizada. A implementação do referido clube vem sendo construída a partir de uma ação prevista no Subprojeto – Ciências da Natureza e Matemática, que é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Iremos apresentar de forma descritiva e reflexiva algumas das ações que foram/ou estão sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado no município de Sumé/PB, bem como fundamentar a importância de se ter um clube com vários desafios, sendo o maior deles o de se desenvolver um ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como fortes possibilidades de proporcionar tal relação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-26
dc.description.abstract The Science Club of Nature and Mathematics is a very interesting pedagogical action when seeking situations of interdisciplinary and contextualized education. Thus, the purpose of this paper is to show the importance of implementing a Natural Sciences and Mathematics Club in Rural Schools, describing and reflecting on an implementation that has been performed. The implementation of the club has been built from a planned action in Activity - Natural Sciences and Mathematics, which is linked to the Initiation Program to Teaching of the Diversity - Diversity PIBID, the Rural Education Degree Course belonging to the Centre of semiarid Sustainable Development of the Federal University of Campina Grande. We will present a descriptive and reflective manner some of the actions that have been / or are being developed in Natural Sciences and Mathematics Club in the Field School - José Gonçalves de Queiroz, the District Pius X, in the municipality of Sumé / PB and support the importance of having a club with several challenges, the largest being the develop a teaching Science and Mathematics relating the knowledge to be taken as students with the reality of the field of the student. We believe that the implementation in schools do Campo, Science Clubs, teaching laboratories, interactive rooms, among other methods, are presented as strong possibilities for providing such a relationship. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
dc.date.accessioned 2019-08-07T19:27:39Z
dc.date.available 2019-08-07
dc.date.available 2019-08-07T19:27:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Math teaching pt_BR
dc.subject Teaching Initiation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rubenildo Campos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The nature science and math club in the country schools: the case of the PIO X country school, municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rubenildo Campos da. O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. 2015. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta