DSpace/Manakin Repository

Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A.P.L.G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Maria Aldano de França
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, M. A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Claudia Gomes de
dc.contributor.referee1ID FARIAS, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Sídia Fonseca
dc.contributor.referee2ID ALMEIDA, S. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes, foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se, portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This study aims to determine whether the project "Environment" already deployed at the Eschol Municipal de Ensign Fundamental Student Leonardo Vitorino Guimarães, is running and that there are barriers that prevent you from proceeding with the Environmental Education in school, as well as promote environmental Management for the students' awareness of conservation practices of the environment around you and look for ways to proliferate this example to other schools. The methods used were research publications and field divided into two questionnaires: one for students 5th grade essential to assess their knowledge of the existing project in school and the activities that they participated and an interview with the manager and professor of Environmental Education to verify the accuracy of the information contained in the project, in addition to the direct observation of the researcher. With data collection, the results were organized and are shown and explained through graphs generated by computer programs, which were analyzed from these results. The results showed awareness of the school management and students interviewed in relation to the environment, and their level of awareness about this issue not only in school but throughout the community. We concluded this study with the analysis of the results and some suggestions for implementation of similar projects in other schools, and seek partnerships for the proper functioning of the existing project, thereby achieving the main objective finding. It is therefore that there was no impediment to the school positively exerts their important work to raise awareness about the environment among its students pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
dc.date.accessioned 2019-08-08T12:39:49Z
dc.date.available 2019-08-08
dc.date.available 2019-08-08T12:39:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Consciência ecológica pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental management pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Ecological awareness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental Education as a management tool environmental school: a case study in a municipal school Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta