dc.creator.ID |
SANTOS, A.P.L.G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Maria Aldano de França |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, M. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Claudia Gomes de |
|
dc.contributor.referee1ID |
FARIAS, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Sídia Fonseca |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALMEIDA, S. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se
encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação
Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de
preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as
demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido
em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus
conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma
entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão
das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da
pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e
explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes,
foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da
escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de
sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a
implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom
funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se,
portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu
importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to determine whether the project "Environment" already deployed at the
Eschol Municipal de Ensign Fundamental Student Leonardo Vitorino Guimarães, is running
and that there are barriers that prevent you from proceeding with the Environmental
Education in school, as well as promote environmental Management for the students'
awareness of conservation practices of the environment around you and look for ways to
proliferate this example to other schools. The methods used were research publications and
field divided into two questionnaires: one for students 5th grade essential to assess their
knowledge of the existing project in school and the activities that they participated and an
interview with the manager and professor of Environmental Education to verify the accuracy
of the information contained in the project, in addition to the direct observation of the
researcher. With data collection, the results were organized and are shown and explained
through graphs generated by computer programs, which were analyzed from these results.
The results showed awareness of the school management and students interviewed in relation
to the environment, and their level of awareness about this issue not only in school but
throughout the community. We concluded this study with the analysis of the results and some
suggestions for implementation of similar projects in other schools, and seek partnerships for
the proper functioning of the existing project, thereby achieving the main objective finding. It
is therefore that there was no impediment to the school positively exerts their important work
to raise awareness about the environment among its students |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T12:39:49Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08 |
|
dc.date.available |
2019-08-08T12:39:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência ecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental management |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Ecological awareness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental Education as a management tool environmental school: a case study in a municipal school Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538 |
pt_BR |