DSpace/Manakin Repository

Análise da viabilidade econômica de uma operação de distribuição de mercadorias na região do cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, José Sebastião.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3154991568312722 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Claudia Gomes de.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Sídia Fonseca.
dc.contributor.referee2ID ALMEIDA, S. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 pt_BR
dc.description.resumo No ambiente corporativo atual, a logística e suas atividades têm ganhado cada vez mais espaço por sua importância estratégica. Dessa forma, as atividades relacionadas à distribuição física de mercadorias tornam-se importantes fontes de vantagem competitiva para as empresas, ainda mais em contextos onde o principal fator limitante diz respeito às longas distâncias entre a origem e o destino dessas mercadorias. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade econômica de uma operação de distribuição na região do Cariri paraibano, mais precisamente no município de Monteiro e cidades circunvizinhas. A pesquisa, caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva sendo esta conduzida por meio de um estudo de caso. Neste sentido, utilizando-se de uma ferramenta de controle financeiro denominada Profit and Loss Statement (P&L), foram levantados os gastos relativos ao modelo atual de entregas. Além disso, outros dois modelos alternativos de distribuição foram testados de forma hipotética a fim de que sua eficácia econômica fosse apurada. Tais modelos são conhecidos como Cross Docking, que considera a terceirização das atividades de entrega a um operador logístico e, também, o Transit Point, que consiste na contratação de funcionários residentes no ponto de destino da operação. Ao final deste trabalho, serão descritos os motivos pelos quais a empresa decide mudar o formato da sua operação e adotar um dos modelos testados em detrimento do modelo atual até então praticado. Além disso, alguns indicadores de desempenho serão analisados meses após a implementação do projeto com vistas a fundamentar a decisão tomada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Análise da viabilidade econômica de uma operação de distribuição de mercadorias na região do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract In today's business environment, logistics and activities have gained more space for its strategic importance. Thus, the activities related to physical distribution of goods become important sources of competitive advantage for companies, even in contexts where the main limiting factor concerns the long distances between the source and the destination of the goods. Therefore, this study aims to determine the economic viability of a distribution operation in the Cariri paraibano, more precisely in the city of Monteiro and surrounding cities. The research is characterized as qualitative and quantitative, descriptive of this kind being conducted through a case study. In this sense, using a financial control tool called Profit and Loss Statement (P&L), expenses relating to the current model of delivery were raised. In addition, two other alternative distribution models were tested in a hypothetical way in order that their economic efficiency was calculated. Such models are known as Cross Docking, considering the outsourcing of activities to deliver a logistics operator and also the Transit Point, which consists of hiring employees residing at the destination point of the operation. At the end of this paper, we describe the reasons why the company decided to change the format of your operation and adopt one of the models tested over the current model hitherto practiced. Additionally, some performance indicators will be analyzed months after implementation of the project in order to support the decision. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5554
dc.date.accessioned 2019-08-08T15:19:54Z
dc.date.available 2019-08-08
dc.date.available 2019-08-08T15:19:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Logística pt_BR
dc.subject Distribuição física pt_BR
dc.subject Profit and Loss Statement (P&L) pt_BR
dc.subject Cross docking pt_BR
dc.subject Transit point pt_BR
dc.subject Logistics pt_BR
dc.subject Physical distribution pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROS, Alessandro Aires de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the economic viability of a merchandise distribution operation in the Paraíba Cariri region. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROS, Alessandro Aires de. Análise da viabilidade econômica de uma operação de distribuição de mercadorias na região do cariri paraibano. 2014. 43 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5554 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta