DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico das percepções de responsabilidade social empresarial a partir do modelo tridimensional de performance social: o caso de uma empresa do setor de bebidas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. E. S pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9336506236851294 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Suênya Freire do Monte
dc.contributor.referee1ID SANTOS, S. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6400233961942579 pt_BR
dc.contributor.referee2 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
dc.contributor.referee2ID CÂNDIDO, G.A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.description.resumo Com a globalização, todas as empresas tiveram que se modernizar e procurar vantagens competitivas em relação a outras do mesmo setor, como, por exemplo, programas de Responsabilidade Social Empresarial. Pensando nisso, o setor de bebidas, em que a concorrência é cada vez maior e no qual qualquer diferenciação faz com que a empresa se destaque frente às outras, optou pelo uso dessas estratégias. Para ilustrar essa importância, foi realizado um estudo de caso numa empresa desse setor que possui um Centro de Distribuição Direta em Campina Grande. O objetivo principal, no presente estudo, é identificar a percepção dos funcionários dessa empresa quanto às ações e políticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), utilizando o Modelo Tridimensional de Carroll (1979). Tais políticas são consideradas, pela organização e seus funcionários, como uma vantagem competitiva. Para fundamentar esse relatório, foi realizada uma revisão bibliográfica detalhada sobre os temas relacionados à RSE. Posteriormente, foi aplicado um questionário entre os colaboradores, dividindo as quatro dimensões do modelo em treze categorias, nas quais foram interpretadas a média, desvio padrão e variância A pesquisa em questão é de caráter exploratório, qualitativo-quantitativo e descritivo e em suas considerações finais buscou-se fazer uma análise geral dos resultados alcançados, ressaltando e indicando os pontos em que a empresa estudada precisa desenvolver e quais as categorias que ela já se destaca, tais análises foram realizadas através das respostas dos seus funcionários. Por meio do cubo tridimensional foram analisadas as seguintes dimensões: categorias de responsabilidade social, comportamento e respostas de responsabilidade social e Ações e Programas, nas quais, para os funcionários, a empresa se destaca em ética, comportamento defensivo e consumo, respectivamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Diagnóstico das percepções de responsabilidade social empresarial a partir do modelo tridimensional de performance social: o caso de uma empresa do setor de bebidas. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract With globalization, all companies had to modernize and find competitive advantages over other peers, such as Corporate Social Responsibility programs. Thinking about it, the beverage industry, in which competition is increasing and any differentiation causes the company stands out against the others, opted for the use of these strategies. To illustrate this importance, was performed a case study in a company of this industry which has a Direct Distribution Center in Campina Grande-PB. The main goal in this study is to identify the employee perception about the actions and policies of Corporate Social responsibility (CSR) using the Three-dimensional Model of Carroll (1979). Such policies are considered, by the Organization and its employees, as a competitive advantage. To substantiate this report was made a detailed literature review on the issues related to CSR. Subsequently, a questionnaire was applied between the collaborators, dividing the four dimensions of the model in thirteen categories, in which were interpreted the average, standard deviation and variance. The research had an exploratory, qualitative-quantitative and descriptive nature and, in its final comments, sought to make a general analysis of the results achieved, indicating the points in which the company studied need to develop and what categories it already stands. These analyses were conducted through the responses of their employees. Through the three- dimensional cube were analyzed the following dimensions: categories of social responsibility, behavior and social responsibility responses and actions and programs, in which, for employees, the company excels in ethics, defensive behavior and consumption, respectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5556
dc.date.accessioned 2019-08-08T15:25:48Z
dc.date.available 2011
dc.date.available 2019-08-08T15:25:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Responsabilidade social empresarial pt_BR
dc.subject Modelo tridimensional de Carroll pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.subject Corporate social responsibility pt_BR
dc.subject Three-dimensional model of Carroll. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Juscianne Ellem Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of perceptions of corporate social responsibility from the three-dimensional model of social performance: the case of a beverage company. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Juscianne Ellem Santos. Diagnóstico das percepções de responsabilidade social empresarial a partir do modelo tridimensional de performance social: o caso de uma empresa do setor de bebidas. 2011. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado) Curso de Administração. Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5556 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta