dc.creator.ID |
GOMES, W. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6264281588969066 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA , Antônio José da |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1792056267047235 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , Adail Marcos Lima da |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2279984424355361 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Pesquisa eleitoral é um método utilizado pelos institutos de pesquisa para sondarem, por
amostragem, a predisposição de votar dos eleitores. Ela vem ocupando um destaque especial,
principalmente em um ano eleitoral, tornando-se difícil conceber uma campanha sem que se
faça uso de pelo menos um punhado de consultas à tão propagada “opinião pública”. Neste
contexto, inúmeros são os erros e contradições entre os Institutos de Pesquisa que passam
despercebidos do grande público. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo,
avaliar o desempenho dos Institutos de Pesquisa (IBOPE, CONSULT e 6SIGMA) nas
eleições de 2008 para Prefeito na Cidade de Campina Grande, PB. Os critérios utilizados para
avaliar o desempenho dos institutos de pesquisa baseado nos resultados divulgados foram:
Erro do nome do vencedor, Erro da ordem de colocação dos candidatos e Erro por estimativas
fora das margens de erro consideradas, segundo certo nível de confiança. A constatação de
que os institutos cumpriram com os requisitos obrigatórios contidos no artigo 33, da Lei
eleitoral 9.504/1997, foi realizada através da análise das especificações técnicas de cada
pesquisa. Para verificar se os institutos calcularam e divulgaram corretamente o tamanho da
amostra em suas pesquisas, utilizou-se a fórmula (n) usualmente utilizada para cálculo do
tamanho de uma amostra. A análise da pesquisa como ferramenta de apoio gerencial foi
realizada através da observação das variáveis sexo, idade, escolaridade e renda, presentes na
pesquisa divulgada pelo instituto IBOPE e registrada junto ao TRE sob o número 029/2008,
onde foi avaliado o perfil do eleitorado de Campina Grande.Todos os institutos de pesquisa
obtiveram êxito nos três critérios de avaliação de desempenho e cumpriram com todas as
exigências estabelecidas pelo artigo 33 da Lei Eleitoral 9.504/1997. Quanto ao plano amostral
adotado pelos institutos de pesquisa, observou-se que os três utilizaram tamanho de amostras
e margem de erros diferentes (IBOPE: n=1.204 eleitores e e=3.0%; CONSULT: n=850
eleitores e e= 3.1% e 6SIGMA: n= 4.096 eleitores e e= 2.0%). O IBOPE e a CONSULT
trabalharam com nível de confiança de 95%, já o 6SIGMA trabalhou com um nível de
confiança de 99%. Substituindo estes dados na fórmula (n), verifica-se que apenas o grupo
6SIGMA calculou e divulgou corretamente seus valores. Os erros nos cálculos apresentados
pelos institutos IBOPE e CONSULT, tomando como base a fórmula (n), não impediu os
referidos institutos de acertar o nome do vencedor ao cargo de Prefeito nas eleições de 2008
no município de Campina Grande/PB. No entanto erros que provocam a subestimação no
tamanho da amostra, como o divulgado pela CONSULT está sujeita a variabilidades,
transmite pouca confiança e, portanto, são de menor valor para decisões estratégicas. Além
disso, poderia ter levado o instituto a cometer erros grosseiros em seus resultados. Com
relação ao perfil do eleitorado campinense que deu a vitória ao candidato Veneziano Vital do
Rêgo, não houve uma segmentação muito evidente nas variáveis analisadas, mas a observação
das características da sociedade e as respectivas orientações políticas são de fundamental
importância para o planejamento das campanhas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa eleitoral: uma avaliação do desempenho dos institutos de sondagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-07-15 |
|
dc.description.abstract |
Electoral Research is a method used by research institutes to consult, by sampling, the
predisposition of vote of the voters. She has been occupying a special highlight, especially in
an election year, making it difficult to conceive a campaign without using at least a handful of
queries so propagated "public opinion". In this context, there are errors and contradictions
between the research institutes that go unnoticed by the general public. Given the above, the
present study was intended to assess the performance of research institutes (IBOPE,
CONSULT and 6SIGMA) in the 2008 elections for Mayor in the city of Campina Grande,
PB. The criteria used to evaluate the performance of research institutes based on published
results were: the winner's name error, Error of order placement of candidates and Error
estimates outside margins of error considered, second degree of confidence. The realization
that the institutes have met with mandatory requirements contained in article 33, the electoral
law 9.504/1997, was carried out by analysing the technical specifications for each search. To
verify that the institutes have calculated and disclosed correctly the sample size in your
searches, formula (n) usually used for calculating the size of a sample. The research analysis
as a tool of managerial support was carried out by the observation of variables sex, age,
educational level and income, present in search disclosed by IBOPE and registered with the
TRE under number 029/2008, where he evaluated the profile of the electorate in Campina
Grande. All successful research institutes in three performance evaluation criteria and have
fulfilled all the requirements laid down in article 33 of the electoral law 9.504/1997. As
regards the sampling plan adopted by research institutes, it was noted that all three samples
have availed themselves of size and margin of different bugs (IBOPE: n = 1.204 voters e =
3.0%; CONSULT: n = 850 voters e =3.1% and 6SIGMA: n = 4.096 voters e e = 2.0%).
IBOPE and CONSULT worked with 95% confidence level, already the 6SIGMA worked
with a confidence level of 99%. Replacing these data in the formula (n), only the Group
6SIGMA calculated and disclosed correctly their values. Errors in calculations submitted by
IBOPE institutes and CONSULT based formula (n) did not prevent those institutes of
guessing the name of the winner for the post of Mayor elections of 2008 in the city of
Campina Grande/PB. However errors that cause underestimation in the sample size, as
released by CONSULT is subject to variability, conveys little confidence and therefore are
less valuable to strategic decisions. In addition, could have led the Institute to commit
mistakes in their results. With respect to the profile of the electorate of Campina Grande
which gave victory to the candidate Veneziano Vital do Rêgo, there hasn't been a
segmentation very evident in the variables analyzed, but the observation of the characteristics
of the society and the political guidelines thereof are of fundamental importance for the
planning of campaigns. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5565 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T16:30:50Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08 |
|
dc.date.available |
2019-08-08T16:30:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa de mercado |
pt_BR |
dc.subject |
opinião pública |
pt_BR |
dc.subject |
desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Market research |
pt_BR |
dc.subject |
public opinion |
pt_BR |
dc.subject |
performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Wesgley Guerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Electoral survey: an assessment of polling institute performance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, W. G. Pesquisa eleitoral: uma avaliação do desempenho dos Institutos de
sondagem. 2010. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5565 |
pt_BR |