Repositorio Dspace/Manakin

As tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem da sociologia: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID GOUVEIA, A. C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4821605188391006 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8661951334734066 pt_BR
dc.contributor.referee1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.referee2 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.gouveia
dc.description.resumo Os diversos impactos causados pelas revoluções industriais, e consequentemente pelo acelerado processo de globalização, nos revelaram um mundo permeado por tecnologias, e essas inovações tecnológicas já refletem novos moldes de construção do conhecimento, isto é, uma educação que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação – TICs, a partir de equipamentos e de estratégias inovadoras, que nos permitem debater acerca do potencial educacional das TICs. Porém, temos consciência de que essa não é uma tarefa fácil, afinal educar com as novas tecnologias exige que sejam feitos grandes investimentos na formação de educadores; nos modelos de gestão da sala de aula, da escola e das redes, metodologias, o que causa mudanças no currículo escolar, demanda tempos e estrutura adequada. Não basta apenas querer utilizar esses recursos, é preciso saber manuseá-los, ter objetivos, finalidades, planejamento. Neste estudo apresentamos uma proposta de trabalho que tem por objetivo geral, observar o conhecimento das professoras e alunos (as) da disciplina de sociologia do ensino médio de duas escolas da cidade de Sumé, com relação ao uso e conhecimento das TICs como ferramenta pedagógica e de uso pessoal. O fator motivador desse estudo partiu da necessidade de compreender a dimensão real da relação que pode ser estabelecida entre as TICs como ferramenta de aprendizagem no ensino da Sociologia, e por isso estaremos dialogando ao longo do decorrer do nosso estudo, diversos pontos que tenham relação com Tecnologias de Informação e Comunicação, o ensino da Sociologia no Ensino Médio e como se dá essa relação teórico-metodológica em duas escolas do Cariri Paraibano. Sendo assim, este estudo revelou que as professoras analisadas têm consciência dos benefícios do uso das TICs no contexto de sala, de forma que tais elementos possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, pois métodos inovadores chamam a atenção dos alunos e isso reflete em maior participação nas aulas, também podem ser usados com o intuito de orientar os alunos quanto às formas adequadas de utilização dessas ferramentas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem da sociologia: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract The various impacts of industrial revolutions, and consequently by the accelerated process of globalization, in revealed a world permeated by technology, and these technological innovations already reflect new ways of constructing knowledge, ie an education that uses information technology and communication - ICTs, from equipment and innovative strategies that allow us to discuss about the educational potential of ICTs. However, we are aware that this is not an easy task at all to educate with the new technologies required to be made large investments in teacher training; models of classroom management, school and networks, methodologies, which causes changes in curriculum, demand times and appropriate structure. Not enough to want to use these features, you need to know to handle them, have goals, objectives, planning. From this question, we present a proposal for a work that has the objective to observe the knowledge of sociology teachers regarding the feasibility of ICTs as a pedagogical tool in high school. We propose specific objectives, determine how students two high schools of Cariri Paraibano evaluate the teaching of Sociology and reflect on the contents that are covered in these classes; Analyze the knowledge of the students selected with respect to ICTs, and how these technological tools are inserted in the social context deles.O motivating factor of this study stemmed from the need to understand the real dimension of the relationship can be established between ICTs as a tool learning in teaching sociology, and so we are in dialogue over the course of our study, several points that relate to Information and Communication Technologies, the teaching of Sociology in high school and how is this theoretical and methodological relationship in two schools Cariri Paraibano. Thus, this study revealed that the analyzed teachers are aware of the benefits of using ICT in the context of room, so that such elements can improve the process of teaching and learning, for innovative methods call students' attention and this reflects in greater participation in class, can also be used in order to guide students about the appropriate use of these tools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5575
dc.date.accessioned 2019-08-08T19:29:59Z
dc.date.available 2019-08-08
dc.date.available 2019-08-08T19:29:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - Escola pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação pt_BR
dc.subject Tecnologias da Comunicação pt_BR
dc.subject Sociologia - Ensino pt_BR
dc.subject Education - School pt_BR
dc.subject Information Technologies pt_BR
dc.subject Communication Technologies pt_BR
dc.subject Sociology - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Antonio Carlos de Brito.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and communication technologies as a teaching and learning strategy of sociology: a look at two schools of Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Antônio Carlos de Brito. As tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem da sociologia: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5575 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta